Notícias | Dia a dia
Primeiro título de challenger de Federer faz 20 anos
23/10/2019 às 08h59

Brest (França) - A primeira conquista do suíço Roger Federer, ainda em nível challenger, completa 20 anos. Tudo começou em 1999 em Brest, localizada a mais de cinco horas de carro de Paris e uma das cidades mais ao oeste da França, na beira do Oceâno Atlântico.

Então com apenas 18 anos, Federer causou pouco alarde quando pisou nas quadras internas do Parc de la Penfeld. Pode não ter parecido significativo na época, mas o primeiro título profissional do suíço foi um momento crítico em sua incipiente carreira.

"Foi uma grande conquista. Acabei conquistando o torneio ao superar 'The Beast' Max Mirnyi na final. Por causa dessa vitória, consegui terminar o ano em torno do número 65 do mundo. É o único challenger que já ganhei, então é claro que é memorável ", refletiu Federer para o site da ATP.

O tenista da Basileia abriu a temporada de 1999 fora do top 300 do ranking e ocupava o 66º lugar ao entrar em Brest, que foi seu oitavo e último challenger da carreira. Naquele ano ele também chegou às semifinais em Surbiton, fazendo sua estreia em Wimbledon semanas depois.

“Não acredito que exista grande diferença entre o nível challenger e o ATP. Ele testa seu espírito, porque eles geralmente estão em cidades menores e mais difíceis de chegar, então você realmente constrói uma casca grossa, tem que enfrentar algumas condições difíceis”, relembrou Federer.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis