Notícias | Dia a dia
Finals da WTA terá três jogadoras estreantes em 2019
20/10/2019 às 09h02

Barty, Andreescu e Bencic serão as estreantes na edição de 2019 do Finals

Foto: Divulgação
por Mário Sérgio Cruz

Em uma temporada de renovação do circuito feminino, a edição de 2019 do WTA Finals terá três jogadoras estreantes. Ashleigh Barty, Bianca Andreescu e Belinda Bencic disputarão pela primeira vez o evento que reúne as oito melhores do ano. O torneio acontecerá entre 27 de outubro e 3 de novembro na cidade chinesa de Shenzhen e vai distribuir US$ 14 milhões em premiação.

Líder do ranking mundial e atual campeã de Roland Garros, Ashleigh Barty participará do Finals pela primeira vez em simples. O ambiente da competição, entretanto, não será tão novo para a australiana de 23 anos, que atuou na chave de duplas nas duas últimas edições. Barty iniciou a temporada no 15º lugar do ranking e conseguiu outros dois títulos importantes, em Miami e em Birmingham.

 

Outra campeã de Slam que chega pela primeira vez ao Finals é Bianca Andreescu, jovem canadense de apenas 19 anos. Andreescu conquistou o US Open e ainda faturou outros dois títulos expressivos, em Indian Wells e Toronto. Mesmo sofrendo com lesões no ombro, que comprometeram quase cinco meses de sua temporada, saltou do 152º para o atual 5º lugar do ranking.

Última jogadora a se classificar para o Finals, Belinda Bencic fez uma temporada de recuperação no circuito. Ela aparecia apenas no 54ª posição do ranking no início do ano e conseguiu bons resultados como o título em Dubai e as semifinais do US Open e de Indian Wells. A suíça de 22 anos já chegou a ser número 7 em 2016, quando começou a sofrer com lesões nas costas e no punho, que a tiraram até mesmo do top 300.

Entre as demais classificadas para o Finals de Shenzhen, quem tem mais participações é Petra Kvitova. A canhota tcheca de 29 anos fará sua sétima participação e busca o segundo título, já que foi campeã em 2011. Logo atrás está a romena Simona Halep, que disputa o Finals pela quinta vez. A tcheca Karolina Pliskova fará sua quarta aparição, a ucraniana Elina Svitolina atua pelo terceiro ano seguido e tenta defender o título do ano passado, enquanto a japonesa Naomi Osaka disputa o Finals pela segunda vez.

Casos recentes de renovação no Finals
A temporada passada também teve três estreantes na competição: Naomi Osaka, Sloane Stephens e Kiki Bertens. Osaka fará sua segunda participação este ano, enquanto Bertens deverá ser uma das jogadoras reserva. Stephens não conseguiu ficar na zona de classificação.

Outra temporada com três estreantes foi a de 2015, com Garbiñe Muguruza, Lucie Safarova e Flavia Penetta. Já o último caso com quatro estrentes é o de 2007, quando Marion Bartoli, Ana Ivanovic, Jelena Jankovic e Anna Chakvetadze atuaram pela primeira vez.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis