Notícias | Dia a dia
Bencic vence e jogará o WTA Finals pela 1ª vez
19/10/2019 às 08h59

Bencic começou a temporada no 54º lugar do ranking e termina entre as oito melhores

Foto: Divulgação

Moscou (Rússia) - A ótima temporada de Belinda Bencic foi coroada com uma inédita classificação para o WTA Finals. A jovem suíça de 22 anos assegurou seu lugar entre as oito melhores do ano ao chegar à final do Premier de Moscou. Bencic venceu neste sábado a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 45ª colocada, por 6/3 e 6/4 em 1h35 de partida.

Bencic começou o ano na 54ª posição do ranking mundial. A suíça chegou a ser número 7 do mundo em 2016, mas depois sofreu com lesões que a fizeram sair até do top 300. Ela precisou recomeçar nos torneios menores. Na atual temporada recuperou posições com uma série de ótimas campanhas, com destaque para o título em Dubai e as semifinais do US Open e de Indian Wells. Ela venceu nove jogos contra top 10 no ano, seis deles contra top 5.

Depois de iniciar a semana como número 10 do mundo, Bencic precisava chegar à final em Moscou para ultrapassar Kiki Bertens e Serena Williams no ranking e se classificar para o Finals, que será disputado na cidade chinesa de Shenzhen a partir de 27 de outubro. As outras classificadas para o Finals são Ashleigh Barty, Karolina Pliskova, Naomi Osaka, Simona Halep, Bianca Andreescu, Petra Kvitova e Elina Svitolina.

Vencedora de três títulos na elite do circuito da WTA, Bencic disputará a décima final da carreira e a terceira da temporada. Além da conquista em Dubai no mês de fevereiro, a suíça também ficou com o vice-campeonato na grama de Mallorca. Ela espera pela vencedora entre a russa Anastasia Pavlyuchenkova e a tcheca Karolina Muchova.

Bencic terminou a partida deste sábado com 24 winners e apenas 12 erros não-forçados, enquanto Mladenovic anotou 30 bolas vencedoras e deu 28 pontos de graça. A suíça criou incríveis 14 break points na partida, aproveitando quatro dessas chances, e perdeu só dois games de serviço.

Logo no início da partida, Bencic já conseguiu uma quebra e abriu 3/0. No entanto, a suíça parecia um pouco tensa por conta da oportunidade de classificação para o Finals. Os games de serviço eram longos e as duplas-faltas aconteciam com alguma frequência. Mladenovic conseguiu buscar o empate no sexto game e teve chances de voltar a quebrar e passar à frente, mas Bencic conseguiu reagir a tempo e retomou a liderança. Sacando para fechar, ainda teve que salvar mais um break point.

O segundo set começou com uma troca de quebras, mas depois disso Bencic pressionou constantemente o saque de Mladenovic, enquanto os games da suíça vinham sendo definidos em poucos pontos. Depois de perder três chances no quinto game e mais três no sétimo, a suíça quebrou de zero quando o placar estava empatado por 4/4. Embalada, venceu 12 dos últimos 13 pontos disputados para chegar à vitória.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis