Notícias | Dia a dia
WTA define calendário de 2020 e aumenta prêmios
15/10/2019 às 18h44

Premier de Doha irá ganhar importância e dará 900 pontos no ranking

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - O calendário da temporada 2020 da WTA foi divulgado nesta terça-feira. Entre as novidades para o próximo ano está um aumento na premiação dos torneios de nível International, que passam a distribuir no mínimo US$ 275 mil. Lembrando que as campeãs de cada um desses 34 eventos ganham 280 pontos no ranking.

A próxima temporada terá os Jogos Olímpicos de Tóquio, cujas competições de tênis serão realizadas entre 25 de julho e 2 de agosto. O evento olímpico acontece logo antes do início da série de torneios norte-americanos no piso duro, com o Premier de San Jose acontecendo já na semana seguinte. Outro fato já conhecido é que as finais da Fed Cup serão realizadas já no mês de abril e não mais no fim do ano.

Uma das mudanças acontece logo na segunda semana da temporada, já que o Premier de Sydney sai do calendário e será substituído pelo torneio de Adelaide. O evento será um dos preparatórios para o Australian Open, que começa no dia 20 de janeiro. Já a primeira janela de confrontos da Fed Cup foi antecipada para a semana do dia 3 de fevereiro. Dessa forma, os torneios de Hua Hin e São Petersburgo acontecerão apenas a partir de 10 de fevereiro.

Como de costume, os torneios Premier de Doha e Dubai alternam de categoria. O evento mais importante será o do Qatar, que dará 900 pontos e acontece a partir de 24 de fevereiro. Já o torneio dos Emirados Árabes começa em 17 de fevereiro e dará 470 pontos. Ainda no primeiro trimestre, os torneios mexicanos de Acapulco e Monterrey acontecerão em semanas consecutivas. Já a cidade francesa de Lyon receberá um torneio em quadras duras e cobertas.

A temporada de grama também terá uma série de novidades, algumas já antecipadas pelos organizadores de Wimbledon. A Alemanha receberá dois novos torneios, o Premier de Berlim e o International de Bad Homburg. O tradicional torneio de Birmingham desce de categoria e volta a ser um International, enquanto os eventos Mallorca e Istambul (que aconteciam no saibro) saem do calendário.

O calendário ainda não definiu um dos torneios da semana anterior à do US Open. Está marcada a edição inaugural do WTA de Albany, em quadras duras e cobertas. Na mesma semana, ocorrerá mais um torneio, ainda sem sede. Em 2019, foi realizada uma competição no bairro do Bronx, em Nova York, para substituir o tradicional Premier de New Haven.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis