Notícias | Dia a dia
Aos 15 anos, Gauff derruba nº 8 do mundo e faz semi
11/10/2019 às 13h52

Gauff é a mais jovem semifinalista de um torneio da WTA desde 2004

Foto: Divulgação

Linz (Áustria) - O promissor início de carreira de Coco Gauff ganhou mais um capítulo importante nesta sexta-feira, quando a jovem norte-americana de apenas 15 anos venceu seu primeiro jogo contra uma top 10. Gauff surpreendeu a holandesa Kiki Bertens, número 8 do mundo, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4 para chegar à semifinal do WTA de Linz.

Antes do duelo com Bertens, Gauff já havia feito outros dois jogos contra top 10 e perdido para Simona Halep em Wimbledon e para Naomi Osaka no US Open. A norte-americana é a jogadora mais jovem na semifinal de um WTA desde outubro de 2004, quando Nicole Vaidisova foi campeã em Tashkent também com 15 anos.

Depois de entrar na chave de Linz como 'lucky-loser', Gauff já venceu três jogos nesta semana e garante 110 pontos no ranking, com possibilidade de 180 se for finalista e 280 em caso de título. A atual 110ª colocada no ranking debutará no top 100 na próxima segunda-feira e pode terminar a semana próxima do 70º lugar.

Em busca de uma vaga na final do torneio austríaco em quadras duras e cobertas, Gauff enfrentará a alemã Andrea Petkovic, ex-top 10 e atual 75ª do ranking, que fez 6/4 e 6/1 contra a eslovaca Viktoria Kuzmova. Petkovic, de 32 anos, tem seis títulos de WTA na carreira e já disputou onze finais. Sua conquista mais recente foi em 2015.

Bertens se complica na corrida para o Finals
O resultado também impede que Kiki Bertens ganhe terreno na disputa por uma das duas vagas restantes no WTA Finals. Nona colocada na corrida para Shenzhen, a holandesa precisava ser campeã do torneio para ultrapassar Serena Williams e entrar na zona de classificação.

Seis jogadoras já estão garantidas no Finals: Ashleigh Barty, Naomi Osaka, Karolina Pliskova, Bianca Andreescu, Petra Kvitova e Simona Halep. Atualmente, Elina Svitolina é a sétima colocada e Serena está em oitavo lugar. As últimas chances para Bertens e para a suíça Belinda Bencic serão na semana que vem, que terá os torneios de Moscou e Luxemburgo.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis