Linz (Áustria) - O promissor início de carreira de Coco Gauff ganhou mais um capítulo importante nesta sexta-feira, quando a jovem norte-americana de apenas 15 anos venceu seu primeiro jogo contra uma top 10. Gauff surpreendeu a holandesa Kiki Bertens, número 8 do mundo, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4 para chegar à semifinal do WTA de Linz.
Antes do duelo com Bertens, Gauff já havia feito outros dois jogos contra top 10 e perdido para Simona Halep em Wimbledon e para Naomi Osaka no US Open. A norte-americana é a jogadora mais jovem na semifinal de um WTA desde outubro de 2004, quando Nicole Vaidisova foi campeã em Tashkent também com 15 anos.
.@CocoGauff is through to the @WTALinz semifinal!
Knocking out No.1 seed Bertens 7-6(1), 6-4! pic.twitter.com/jZinFkkCXR— WTA (@WTA) October 11, 2019
Depois de entrar na chave de Linz como 'lucky-loser', Gauff já venceu três jogos nesta semana e garante 110 pontos no ranking, com possibilidade de 180 se for finalista e 280 em caso de título. A atual 110ª colocada no ranking debutará no top 100 na próxima segunda-feira e pode terminar a semana próxima do 70º lugar.
Em busca de uma vaga na final do torneio austríaco em quadras duras e cobertas, Gauff enfrentará a alemã Andrea Petkovic, ex-top 10 e atual 75ª do ranking, que fez 6/4 e 6/1 contra a eslovaca Viktoria Kuzmova. Petkovic, de 32 anos, tem seis títulos de WTA na carreira e já disputou onze finais. Sua conquista mais recente foi em 2015.
Great play from @CocoGauff! 👍#WTALinz pic.twitter.com/GWYjXVhiOR
— WTA (@WTA) October 11, 2019
Bertens se complica na corrida para o Finals
O resultado também impede que Kiki Bertens ganhe terreno na disputa por uma das duas vagas restantes no WTA Finals. Nona colocada na corrida para Shenzhen, a holandesa precisava ser campeã do torneio para ultrapassar Serena Williams e entrar na zona de classificação.
Seis jogadoras já estão garantidas no Finals: Ashleigh Barty, Naomi Osaka, Karolina Pliskova, Bianca Andreescu, Petra Kvitova e Simona Halep. Atualmente, Elina Svitolina é a sétima colocada e Serena está em oitavo lugar. As últimas chances para Bertens e para a suíça Belinda Bencic serão na semana que vem, que terá os torneios de Moscou e Luxemburgo.