Notícias | Dia a dia
De olho no Finals, Bertens vence e encara Gauff
10/10/2019 às 18h40

Para entrar na zona de classificação do Finals, Bertens precisa ser campeã do torneio

Foto: Divulgação

Linz (Áustria) - Ainda sonhando com uma das duas vagas restantes para o WTA Finals, Kiki Bertens venceu mais uma no WTA de Linz e garantiu vaga nas quartas de final do torneio austríaco em quadras duras e cobertas. A holandesa buscou a virada contra a belga Alison Van Uytvanck, 44ª do ranking, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3 em 1h57 de partida.

Seis jogadoras já estão classificadas para o WTA Finals, que será disputado na cidade chinesa de Shenzhen. Oitava do ranking mundial, Bertens é a nona colocada na corrida para o Finals. Ela tenta ultrapassar Serena Williams, que não está jogando nesta semana. A holandesa começou a semana com 3.870 pontos, apenas 65 atrás de Serena, que tem 3.935. A sétima da corrida é Elina Svitolina com 3.995.

Para entrar na zona de classificação, já nesta semana, Bertens precisará ser campeã em Linz e ganhar 280 pontos. Isso porque a holandesa de 27 anos já disputou 24 torneios na temporada, número acima dos 16 válidos para o ranking. Dessa forma, ela precisaria superar os 180 pontos de seu último resultado válido para começar a subir na classificação.

Bertens enfrentará nas quartas de final a promissora norte-americana de 15 anos Coco Gauff, que entrou na chave como 'lucky-loser' e já passou por duas rodadas. Com os 60 pontos conquistados em Linz, a atual 110ª colocada no ranking mundial irá cumprir sua ambiciosa meta de chegar ao top 100 ainda em 2019. Ela já falava isso no ano passado, quando era 869ª colocada. Gauff fará seu terceiro jogo contra top 10 na carreira. O duelo será por volta das 10h30 (de Brasília) desta sexta-feira.

Ostapenko também avança
Outra atração nas quartas de final em Linz é Jelena Ostapenko. A jovem letã de 22 anos vencia o duelo contra a francesa Alizé Cornet por 7/5 e 4/1 antes de a rival abandonar por lesão no quadril. Ex-top 5 e campeã de Roland Garros em 2017, Ostapenko ocupa atualmente apenas o 72º lugar do ranking. Durante a semana em Linz, ela está sendo treinada pela francesa Marion Bartoli, campeã de Wimbledon em 2013. A adversária de Ostapenko nas quartas é a cazaque Elena Rybakina.

Também avançou a francesa Kristina Mladenovic, ex-top 10 e atual 46ª do ranking. A francesa de 26 anos venceu a croata Donna Vekic, cabeça 4 do torneio e número 21 do mundo por 3/6, 6/1 e 6/2. Ela vai enfrentar a russa Ekaterina Alexandrova, 36ª colocada. O outro duelo das quartas envolve a alemã Andrea Petkovic e a eslovaca Viktoria Kuzmova.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis