Xangai (China) - Surpreendido por Albert Ramos na estreia do Masters 1000 de Xangai de quatro anos atrás, o suíço Roger Federer voltou a abrir campanha no torneio contra o espanhol, mas desta vez levou a melhor e devolveu a derrota, derrubando o atual 46 do mundo em sets diretos nesta terça-feira, com placar final de 6/2 e 7/6 (7-5), após 1h24 de confronto.
O próximo adversário de Federer no torneio chinês sairá do confronto entre o cazaque Mikhail Kukushkin e o belga David Goffin, 13º pré-classificado, que nesta terça fez valer o bom momento e despachou o francês Richard Gasquet com parciais de 6/2 e 6/3, conquistando sua 12ª vitória nos últimos 16 jogos.
Se vencer três jogos em Xangai, o suíço fatalmente atingirá o jogo de número 1.500 da carreira e ficará apenas 56 atrás de Jimmy Connors. Em termos de vitórias, faltam agora 44 para Federer igualar a marca de triunfos do norte-americano, somando 1.230 contra 1.274 do atual recordista.
BRILLIANT hands from @rogerfederer. 🙌
— ATP Tour (@atptour) 8 de outubro de 2019
🎥: @TennisTV | #RolexShMasters pic.twitter.com/fbsGWJEuXO
Logo no primeiro game, Ramos já teve trabalho e precisou salvar dois breaks-points para não começar a partida perdendo o saque. Só que o espanhol não escapou de levar quebras no quinto e no sétimo. Impecável com o serviço, Federer foi perder seus dois primeiros pontos apenas quando sacou em 5/2 para fechar.
O domínio do número 3 do mundo não seguiu para a segunda parcial, em que Ramos conseguiu ajustar seu jogo e passou a dar mais trabalho. Federer desta vez não conseguiu pressionar os serviços do rival e não teve um break-point sequer a seu favor. No saque, o suíço só se complicou um pouco no quarto game, mas também sem enfrentar chances de quebra contra.
A definição foi então para o tiebreak, em que o espanhol saiu na frente e foi o primeiro a ter um mini-break de vantagem, logo no segundo ponto da disputa. Ramos chegou a abrir 4-1, mas depois disso venceu somente mais um ponto e acabou superado por Federer, que agora tem duas vitórias em três encontros com o canhoto de 31 anos.
Job done ✅@rogerfederer avenges his 2015 #RolexSHMasters defeat to Ramos-Vinolas, recording a 6-2 7-6 victory to move into Round 3 pic.twitter.com/rvKrNG0zp5
— Tennis TV (@TennisTV) 8 de outubro de 2019