Notícias | Dia a dia
Árbitro instrui tenista e importuna boleira na Itália
29/09/2019 às 08h23

Florença (Itália) - O comportamento do árbitro italiano Gianluca Moscarella foi contestado por veículos de imprensa de seu país. As imagens da transmissão oficial da ATP durante o challenger de Florença flagraram Moscarella tentando instruir o jogador português Pedro Sousa e importunando uma das pegadoras de bola que estavam em quadra.

Sousa havia acabado de vencer o primeiro set contra o italiano Enrico Dalla Valle por 7/5, quando o atleta da casa solicitou uma pausa para ir ao vestiário. Nesse intervalo, Moscarella conversou com Sousa, misturando italiano com espanhol.

"Força, coragem. Fique focado. Em dois minutos, isso acaba", disse Moscarella ao jogador português. "Força. Está muito calor. Sou velho para ficar duas horas na quadra. Fique concentrado, por favor. Esse é um jogo que você poderia ganhar por 6/1 e 6/1. Você teve 45 break points".

Sousa venceu a partida contra Dalla Valle pela segunda rodada por 7/5, 4/6 e 6/4. O português ainda conseguiu outras três vitórias no torneio e disputará a final neste domingo contra o argentino Marco Trungelliti.

Já os comentários dirigidos a uma das boleiras em quadra começou ainda durante o primeiro set: "Você é fantástica. Muito sexy", disse o árbitro. Ele voltou a se manifestar no início da parcial seguinte, quando a voluntária do torneio voltou a ficar próxima de sua cadeira. "Tudo bem com você? Está quente hoje. Você sentindo o calor? Fisicamente ou emocionalmente?"

Dois árbitros já foram punidos recentemente
Nos últimos anos, dois árbitros foram punidos pela ATP por conta do comportamento dentro ou fora de quadra. Na temporada passada, o sueco Mohamed Lahyani desceu da cadeira para conversar com o australiano Nick Kyrgios durante uma partida do US Open contra o francês Pierre-Hugues Herbert. Ele foi suspenso do circuito por duas semanas após a infração disciplinar.

Punição mais grave recebeu o argentino Damián Steiner, árbitro de cadeira na final de Wimbledon entre Novak Djokovic e Roger Federer. Ele foi demitido pela ATP depois de dar uma série de entrevistas em seu país sem a autorização da entidade.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis