Genebra (Suíça) - Em sua segunda aparição na disputa da Laver Cup, o alemão Alexander Zverev se redimiu da derrota sofrida na sexta-feira e se tornou o herói do tricampeonato europeu na competição. No jogo que definiu o campeonato, ele levou a melhor para cima do canadense Milos Raonic, depois de 1h29, com o apertado placar final de 6/4, 3/6 e 10-4.
Com o triunfo de Zverev, o Time Europa retomou a dianteira e fechou a série por 13 a 11. Campeões nas duas primeiras edições, os europeus entraram na frende no último dia, mas a derrota nas duplas e depois na primeira partida de simples, deram vantagem para o Time Mundo, que então precisava de apenas mais um resultado positivo para triunfar pela primeira vez.
O suíço Roger Federer contou com a força da torcida e deu sobrevida à sua equipe batendo o norte-americano John Isner em sets diretos. Vieram então Zvever e Raonic, ambos derrotados em seus respectivos primeiros jogos, para a definição no Palexpo e a sorte acabou sorrindo para o alemão;
For the second consecutive year, @AlexZverev wins the #LaverCup for #TeamEurope.
— Laver Cup (@LaverCup) 22 de setembro de 2019
The world No.6 def. Milos Raonic 6-4 3-6 [10-4] in the deciding match to win the tournament 13-11. pic.twitter.com/91wKTQ3vwN
Assim como aconteceu em grande parte dos jogos desta edição, o equilíbrio foi a marca da partida que definiu o campeão. O primeiro set teve apenas dois break-points, ambos no sétimo game e para Zverev, que deixou escapar o primeiro, mas não fez o mesmo com o segundo e conseguiu a vantagem. Ele confirmou os dois serviços seguintes que teve para fechar a parcial e fazer 1 a 0.
No segundo game tudo seguiu muito parelho e mais uma vez uma quebra solitária definiu que levou a melhor. Raonic conseguiu um break no sexto game e salvou quatro no nono e último, levando a definição para o match-tiebreak, em que o saque do canadense não se fez tão presente. Ele perdeu cinco dos sete pontos com o serviço e acabou amargando a derrota.
"Trusting me to play the last singles match that we have is an unbelievable feeling."
— Laver Cup (@LaverCup) 22 de setembro de 2019
A worthy decision for #TeamEurope indeed, @AlexZverev. #LaverCup pic.twitter.com/tTqll7Jq5G