Notícias | Dia a dia
Nas duplas, Federer e Zverev aumentam vantagem
20/09/2019 às 17h42

Europeus venceram três dos quatro jogos disputados nesta sexta-feira em Genebra

Foto: Ben Solomon/Laver Cup

Genebra (Suíça) - Ainda que os jogos desta sexta-feira tenham sido equilibrados, o primeiro dia de disputas da Laver Cup terminou com a vantagem da Europa por 3 a 1 contra o Time Mundo. Anfitriões no confronto disputado em Genebra, os europeus comemoraram a vitória de Roger Federer e Alexander Zverev na partida de duplas contra Denis Shapovalov e Jack Sock por 6/3 e 7/5 em 1h37 de partida.

As demais vitórias da Europa nesta sexta-feira foram do austríaco Dominic Thiem sobre o canadense Denis Shapovalov e do grego Stefanos Tsitsipas contra o norte-americano Taylor Fritz. Já o único triunfo do Time Mundo veio com o norte-americano Jack Sock diante do italiano Fabio Fognini. A programação de sábado ainda não foi definida, mas os jogos do segundo dia de evento valem dois pontos para a classificação, enquanto cada uma das partidas de domingo vale três pontos.

O primeiro set teve apenas uma quebra de serviço, conquistada pelos europeus ainda no início e que possibilitou uma liderança por 4/1 no placar. Ainda que os games de serviço de Federer tenham sido mais tranquilos que os de Zverev, o suíço precisou escapar de dois break points em seu saque, enquanto o alemão encarou alguns games longos em diferentes momentos da partida. Zverev ainda recebeu orientações de Rafael Nadal a respeito seu posicionamento junto à rede. Com o alemão sacando para o set, o Time Europa precisou de cinco match points até fechar a parcial.

A vantagem de Federer e Zverev ficou ainda maior no início do segundo set, com uma quebra logo de cara. Desta vez, era Federer quem tinha mais dificuldade para confirmar o serviço. As boas devoluções dos rivais, especialmente de Sock colocavam o time europeu sob constante pressão até que Federer tivesse o saque quebrado no oitavo game e possibilitasse o empate por 4/4. Dois games mais tarde, Zverev escapou de seis set points e confirmou o serviço com muita dificuldade. Logo depois, os europeus conseguiram a quebra e Federer definiu a vitória no saque.

Esta é a terceira edição da Laver Cup, sendo que os europeus triunfaram na edição inaugural em Praga e no ano passado em Chicago. A equipe da Europa conta com Roger Federer, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas e Fabio Fognini. O capitão é a lenda sueca Bjorn Borg. Já o Time Mundo é comandado por John McEnroe e contou com John Isner, Jack Sock, Taylor Fritz, Nick Kyrgios, Milos Raonic e Denis Shapovalov.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis