Notícias | Top Spin
Dois dias de homenagens para Andreescu em casa
18/09/2019 às 16h30

Andreescu recebeu no domingo a chave de sua cidade natal.

Foto: Divulgação

Mississauga  (Canadá) – Dois dias seguidos de comemorações viveu a canadense Bianca Andreescu uma semana depois de conquistar o título do US Open, seu primeiro de Grand Slam. Cerca de 10 mil pessoas com raquetes e bandeiras reuniram-se na Celebration Square para homenageá-la em Mississauga, província de Ontário, sua cidade natal, no domingo de manhã. Na ocasião, a jovem de 19 anos recebeu as chaves da cidade e teve uma rua batizada com seu nome.

"Não é a qualquer hora que se tem a chance de dar o nome numa rua a uma campeã do US Open, então, pensamos em dar o nome de Andreescu Way", explicou a prefeita Bonnie Crombie. Andreescu estava emocionada e curtindo cada minuto. "Bem, isto é uma loucura, é uma loucura", dissea jogadora. "Nunca pensei que teria um desfile em minha homenagem, a chave da cidade e uma rua com o meu nome."

Este tem sido um grande ano para o esporte canadense, que já havia conquistado o título da NBA, a liga profissional de basquete dos Estados Unidos, com o Toronto Raptors, pela primeira vez. Andreescu também vinha em grande fase, tendo sido campeã em casa no torneio de Toronto. "Sou muito abençoada", afirmou. "O que está acontecendo no esporte canadense neste ano tem sido muito bonito de se ver e muito inspirador."




Andreescu agradeceu aos fãs, amigos, familiares e pessoas ligadas ao esporte pelo apoio a ela durante sua caminhada. Sempre bem-humorada, ela arrancou risadas ao dizer que suas metas no dia eram não cair com o sapato alto e não se atrapalhar no discurso e que ela tinha sido bem-sucedida em ambos os objetivos. "Estamos tão orgulhosos de você e suas conquistas, de seu grande triunfo no US Open, de sua abordagem modesta em relação ao sucesso, incorporando os valores de Mississauga, Ontário e Canadá", afirmou Crombie.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, tuitou fotos do evento e disse: "No Canadá, tudo é possível. Você é uma inspiração, Bianca Andreescu, e estamos muito orgulhosos de você."

Nascida em Mississauga, Andreescu aprendeu a jogar tênis aos 7 anos, depois que sua família voltou a morar na Romênia. Ela voltou a Mississauga alguns anos depois e juntou-se ao Ontario Racquet Club. A conquista do US Open em sets diretos contra Serena Williams, a tornou uma celebridade nacional e internacional. "Esta talvez seja a maior conquista esportiva individual na história do Canadá”, frisou Tory. “E não foi apenas isso, foi a maneira como ela lidou com a vitória. Ela nos fez sentir orgulho de sermos canadenses."

Na segunda-feira, foi a vez da cidade de Toronto declarar o "Bianca Andreescu Day". O prefeito John Tory escreveu no Tweeter: "Para parabenizá-la por sua estupenda conquista no US Open e para agradecê-la por ser uma inspiração para os jovens atletas de todo o país, estou feliz em proclamar hoje o Bianca Andreescu Day na cidade de Toronto."

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis