Guangzhou (China) - As dores no joelho direito que incomodaram Elina Svitolina durante o primeiro semestre voltam a se manifestar na reta final da temporada. A número 3 do mundo abandonou seu jogo pelas oitavas de final do WTA de Guangzhou quando perdia para a tcheca de 21 anos Marie Bouzkova, 63ª do ranking, por 6/4 e 4/3.
Os primeiros problemas de Svitolina com o joelho na temporada aconteceram ainda em março, quando ela estava jogando em Indian Wells. A ucraniana foi eliminada na estreia em cinco dos seis torneios subsequentes e chegando a ficar sem vencer até junho, em Roland Garros.
Neste segundo semestre, Svitolina vem recuperando os bons resultados e foi semifinalista de Wimbledon e do US Open, atingindo os melhores resultados da carreira em Grand Slam. A jogadora de 25 anos atua pela segunda semana seguida na China, já que disputou o Premier de Zhengzhou na semana passada. Ela já havia utilizado uma proteção no joelho na estreia em Guangzhou.
.@MarieBouzkova progresses to the #GuangzhouOpen quarterfinals as Elina Svitolina is forced to retire. pic.twitter.com/nkBgaUelPQ
— WTA (@WTA) September 18, 2019
Beneficiada pela desistência de Svitolina, Bouzkova consegue sua terceira vitória contra top 10 na temporada e na carreira. A jovem tcheca passou por Simona Halep e Sloane Stephens no caminho até a semifinal do Premier de Toronto, em agosto. "É claro que foi uma partida muito difícil, mesmo que a Svitolina não estivesse 100%", disse Bouzkova, após a partida. A tcheca agora enfrenta a russa Anna Blinkova, que fez 6/2 e 7/5 contra a sérvia Aleksandra Krunic.
"Ela estava lutando muito e fez tudo o que seu corpo permitia. Mentalmente, foi uma partida complicada para mim, porque eu sabia que ela não estava se sentindo bem. Tentei ficar focada e jogar de forma agressiva e não dar pontos fáceis a ela", complementou a jovem tcheca, que busca mais uma semifinal no circuito.
A cabeça 3 norte-americana Sofia Kenin espantou a zebra e fez 6/4 e 6/2 contra a ucraniana Katarina Zavatska. Ela agora enfrenta a italiana Jasmine Paolini, que venceu a chinesa Saisai Zheng. Também avançou a anfitriã Shuai Zhang, quarta favorita, que fez 7/5 e 6/4 contra a alemã Andrea Petkovic e vai enfrentar a suíça Viktorija Golubic. O outro encontro das quartas tem a sérvia Nina Stojanovic e a veterana australiana Samantha Stosur.