Notícias | Dia a dia
ATP Cup: conheça os detalhes sobre a competição
16/09/2019 às 14h19

Sydney (Austrália) - Nesta segunda-feira aconteceu o sorteio dos grupos da estreante ATP Cup, que abrirá a temporada de 2020 na Austrália. A competição servirá como aquecimento para a disputa do Australian Open e se assemelhará ao novo formato da Copa Davis, com equipes nacionais divididas em grupos brigando por vaga nas quartas de final, que abrirá o mata-mata do evento.

Já foram definidos 19 dos 24 países, divididos em seis grupos: Austrália, África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Croácia, Espanha, EUA, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Itália, Japão, Rússia, Sérvia e Suíça. Veja os detalhes da novidade da ATP para a próxima temporada:

O que é a ATP Cup?

A ATP Cup é uma competição anual de equipes de 24 países, com premiação de US$ 15 milhões e podendo dar até 750 pontos no ranking de simples e 250 pontos no ranking de duplas. A ATP organiza o evento em parceria com a Tennis Australia.

Quando e onde será jogado?

O torneio abrirá a temporada, começando na sexta-feira anterior à semana 1, e irá durar 10 dias até o domingo que fecha a semana inaugural. Sua primeira edição acontecerá de sexta-feira, 3 a domingo 12 de janeiro. Ao mesmo tempo também será disputado o ATP 250 em Doha.

A competição começa com a fases de grupos, que será realizada em três cidades australianas (Brisbane, Perth e Sydney) durante seis dias. Imediatamente após a fase de grupos, haverá a fase eliminatória com quartas de final, semifinais e finais disputadas todas em Sydney, na Arena Ken Rosewall.

Como funciona o torneio?

Os 24 países estão divididos em seis grupos de quatro para a fase inicial. Os seis vencedores de cada grupo e os dois melhores classificados em segundo lugar se classificam para as quartas.

Qual é o formato?

Cada confronto será composto por duas partidas de simples e uma de dupla. O país que vences duas partidas vence o embate. Todos terão três confrontos nas fases de grupos. Os jogos individuais serão em melhores de três sets com tiebreak. As duplas seguirão o formato do circuito, com no-ad e match-tiebrak no terceiro.

Quando as demais equipes serão anunciadas?

Os 18 principais países foram anunciados logo após o primeiro prazo de inscrição, na sexta-feira 13 de setembro. Como a Austrália, anfitriã do evento, não estava entre os 18 primeiros classificados, acabou ficando com a 19ª vaga e deixou espaço para cinco equipes adicionais, que serão anunciadas no dia 13 de novembro.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis