Notícias | Copa Davis
Polônia vence a Grécia de Tsitsipas, Thiem joga na 6ª
12/09/2019 às 18h20

O veterano duplista Lukasz Kubot foi fundamental para a vitória da Polônia

Foto: Adam Nurkiewicz/ITF

Atenas (Grécia) - Mesmo jogando em casa e contando com o número 7 do mundo Stefanos Tsitsipas, a Grécia não conseguiu vencer o bom time da Polônia em duelo válido pelo Grupo Europeu III da Copa Davis, equivalente à quarta divisão da competição entre países. As duas equipes estão na mesma chave de um Zonal entre oito países, disputado no saibro de Atenas.

A Polônia começou o confronto com vitória de Kamil Majchrzak, 84º do ranking, sobre o número 462 do mundo Michail Pervolarakis por 6/4 e 6/3. Na sequência, Tsitsipas empatou a série ao derrotar o 36º do ranking Hubert Hurkacz por 6/3 e 6/1. Nas duplas, os muito experientes Lukasz Kubot e Marcin Matkowski prevaleceram contra Tsitsipas e Pervolarakis e venceram por 3/6, 6/4 e 6/1.

Com o resultado, os poloneses lideram a Chave A do Zonal, já que também haviam vencido o time de Mônaco na quarta-feira. Gregos e monegascos disputam a segunda vaga da chave para os playoffs para o Grupo Mundial II (equivalente à terceira divisão) de 2020. O time de Luxemburgo, que perdeu para a Grécia na estreia e para Mônaco nesta quinta-feira, não tem chance de classificação.

A chave B tem Letônia e Estônia já classificadas para os playoffs e disputando apenas o primeiro lugar do grupo nesta sexta-feira. As equipes de Montenegro e da Macedônia do Norte já estão eliminadas. Os dois últimos de cada chave irão se enfrentar valendo a permanência no Grupo III ou o rebaixamento para o Grupo IV (equivalente à quinta e última divisão).

Thiem defende a Áustria fora de casa
Outro top 10 envolvido nesta semana de Copa Davis é Dominic Thiem. O atual número 5 do mundo defende a Áustria no duelo fora de casa contra a Finlândia, em quadra dura e coberta na cidade de Espoo. O encontro vale pelo Zonal Europeu I e vale vaga no Qualificatório Mundial da Davis, que será disputado em março.

Thiem joga ao meio-dia (de Brasília) desta sexta-feira contra Patrik Niklas-Salminen, 551º do ranking. Na sequência, o número 1 finlandês e 163º do ranking Emil Ruusuvuori encara o austríaco Dennis Novak, 122º colocado. A rodada de sábado começa às 8h e a Finlândia terá Harri Heliovaara e Henri Kontinen nas duplas contra Oliver Marach e Jurgen Melzer. Se necessário, Thiem enfrentará Ruusuvuori no quarto jogo, com Novak e Niklas-Salminen decididindo a série em eventual quinta partida.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series