Notícias | Outros
Vai a um jogo? Saiba o que não pode na arquibancada
12/09/2019 às 11h10

São Paulo (SP) - Quem é fã de tênis sabe que para assistir a uma partida da arquibancada existem algumas regras peculiares que fazem toda diferença para o bom andamento das partidas. O tênis exige muita concentração, tanto por parte tanto dos jogadores quanto da arbitragem. Por isso, os espectadores precisam manter uma conduta respeitosa.

Se você ainda não assistiu a alguma partida do esporte e está pensando em participar de um jogo, esqueça aquela cena de barulhos, gritos e xingamentos que se vê nos jogos mais populares como futebol, vôlei e basquete. No tênis, a regra máxima é o silêncio. Uma simples conversa com a pessoa do lado pode ser considerada falta de educação e render uma chamada de atenção pelos fiscais. Portanto, confira o que pode e o que não pode fazer na arquibancada durante a partida:

O que pode fazer:
Pode comemorar um ponto, mas somente até o atleta começar a se preparar para o próximo saque. É um período curto, mas que permite extravasar o período em que se deve ficar em silêncio.

Pode usar o celular para mandar mensagens ou usar a internet. Mas ele deve ficar no silencioso e de forma que não atrapalhe. Se acontecer, você pode ser repreendido pelos seguranças.

Pode ainda usar seu smartphone para tirar fotos das partidas, usar um tripé para celular e o pau de selfie, porém de forma que não atrapalhe a visibilidade dos outros espectadores e muito menos a concentração dos jogadores.

O que não pode fazer:
Ficar de pé durante o jogo. Os espectadores devem permanecer sentados em todo o tempo e não podem se deslocar quando quiserem. Só é permitido ficar de pé nas viradas ímpar de ponto, quando os atletas trocam de lugar na quadra. Em quadras menores, é normal torcedores ficarem em pé por falta de assento, mas faça o maior esforço possível para não se movimentar quando o ponto está em disputa.

Qualquer tipo de barulho durante a disputa. O silêncio deve ser total enquanto os atletas estiverem disputando um ponto. Nessas horas, não é nem mesmo permitido gritar palavras de incentivo, bater palmas nem conversar em voz alta. Esse comportamento é considerado como falta de educação.

Não pode ficar se movimentando pelas arquibancadas enquanto o jogo acontece, apenas nos intervalos entre os games e sets. Essa norma é um pouco mais flexível em estádios muito grandes, mas ainda assim apenas nas laterais da quadra, jamais no fundo. Existem momentos específicos para se deslocar entre as dependências do estádio, como ir ao banheiro ou à lanchonete. O intervalo é de um minuto e meio, e nele é permitido sair do estádio e também entrar. No restante do tempo, essa movimentação é proibida.

Apesar de poder usar o celular, por motivos óbvios não é recomendável atender a uma ligação. O celular deve ficar no silencioso o tempo inteiro.

Exceto nos torneios disputados nos EUA, não se pode ficar com a bolinha que eventualmente saia da quadra. Se ela vier a sua direção, deve ser devolvida aos pegadores que ficam em volta da quadra, mas cuidado para não devolver durante a disputa de um ponto.

Comentários
Loja - livros
Suzana Silva