Nova York (EUA) - Depois de nem precisar entrar em quadra para atuar na segunda rodada do US Open, Rafael Nadal retornou ao Arthur Ashe Stadium neste sábado e marcou uma tranquila vitória para chegar à terceira rodada. O número 2 do mundo e tricampeão do torneio superou o jovem sul-coreano de 23 anos Hyeon Chung por 6/3, 6/4 e 6/2 em 1h58 de partida.
Nadal não jogava desde a última terça-feira, quando estreou em Nova York vencendo o australiano John Millman, 60º do ranking, em sets diretos. Dois dias depois, o espanhol foi beneficiado pela desistência do também australiano Thanasi Kokkinakis, 203º colocado, que sentiu uma lesão no ombro direito antes de entrar em quadra.
Nadal (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/l2cMWTgx3z
— doublefault28 (@doublefault28) August 31, 2019
Esta foi a 60ª vitória de Rafael Nadal no US Open. Além dos três títulos conquistados em 2010, 2013 e 2017, o espanhol de 33 anos também tem o vice-campeonato de 2011 e outras três semifinais em Nova York. Seu próximo adversário virá do duelo entre dois grandes sacadores, o norte-americano John Isner e o croata Marin Cilic, campeão do Grand Slam norte-americano em 2014.
Por sua vez, Chung vai aos poucos recuperando a confiança e os bons resultados. Ex-número 19 do mundo e semifinalista do Australian Open no ano passado, o sul-coreano voltou a disputar uma chave principal de Grand Slam depois ficar fora de Roland Garros e Wimbledon, que aconteceram durante um período de afastamento do circuito por lesão nas costas. Ele aparece atualmente no 170º lugar do ranking e precisou passar por um quali de três rodadas em Nova York, além de vencer dois jogos de cinco sets pela chave principal.
Nadal (🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/c4cqBuk7Xz
— doublefault28 (@doublefault28) August 31, 2019
Nadal sequer enfrentou break points na partida deste sábado. Além disso, venceu 88% dos pontos jogados com seu primeiro saque e cedeu apenas 15 pontos em seus games de serviço. O espanhol conseguiu quatro quebras no jogo, uma em cada um dos dois primeiros sets e mais duas na terceira parcial, quando Chung já não oferecia a mesma resistência. O tricampeão liderou a estatística de winners por 28 a 20 e cometeu 26 erros contra 37 do rival.
No encontro entre dois jogadores que apostam na consistência do fundo de quadra, os games iniciais já foram dentro do padrão imaginado para a partida. Como tem um saque mais contundente, Nadal conseguia ganhar pontos com mais tranquilidade que Chung em seus games de serviço. Não demorou muito para o espanhol concretizar sua primeira quebra de serviço já no sexto game e não ser ameaçado. Mesmo com 41% de primeiro saque em quadra, Nadal dominou o primeiro set com autoridade. Fez 10 winners contra apenas 4 do coreano.
A primeira quebra do segundo set foi logo cedo. Nadal administrou muito bem a vantagem obtida e só perdeu um ponto quando acertou o primeiro saque durante o segundo set. Ele fechou a parcial com um primeiro saque um pouco mais eficiente, na casa de 56%. Ainda no início do terceiro set, Chung passou a errar com muito mais frequência, sinal de impaciência ou cansaço de físico e mental. Dessa forma, Nadal quebrou cedo, só perdeu três pontos no saque durante o terceiro set e ainda conseguiu uma nova quebra no fim do jogo.