Nova York (EUA) - No jogo que encerrou as disputas da primeira rodada do US Open, Nick Kyrgios confirmou o favoritismo contra Steve Johnson. Cabeça 28 em Nova York, o australiano superou o anfitrião, 86º colocado, por 6/3, 7/6 (7-1) e 6/4 em 2h01 de partida. Realizada já no fim de noite no Louis Armstrong Stadium, o jogo terminou por volta de 1h da manhã pelo horário local.
Campeão do ATP 500 de Washington no início do mês, Kyrgios vem de eliminações precoces em Montréal e em Cincinnati. Em seu último torneio, aliás, o australiano acabou recebendo uma série de punições por má conduta em quadra. As multas totalizaram US$ 113 mil.
Aos 24 anos, Kyrgios faz sua sétima participação no US Open. O australiano jamais passou da terceira rodada em Nova York. Seus melhores resultados em torneios deste porte foram as quartas de final de Wimbledon em 2014 e do Australian Open no ano seguinte.
'90s: Macarena 🕺
— ATP Tour (@ATP_Tour) August 28, 2019
'00s: 1, 2 Step 🕺
'10s: ...The Kyrgios? 🤷♂️
🎥: @usopen | @NickKyrgios | #USOpen pic.twitter.com/jr6vQPFHZQ
O próximo compromisso de Kyrgios será contra o convidado francês Antoine Hoang, que bateu o argentino Leonardo Mayer por 3/6, 6/2, 6/7 (6-8), 6/1 e 6/3. O australiano jamais enfrentou o rival de 23 anos e 104º do ranking. Caso chegue à terceira rodada, pode enfrentar o russo Andrey Rublev ou o francês Gilles Simon.
Mais uma vez, o saque de Kyrgios fez a diferença em uma partida. Ele disparou 24 aces, venceu 86% dos pontos com o primeiro saque e sofreu apenas uma quebra de serviço na partida, com quatro break points enfrentados. O australiano também liderou a contagem de winners por 53 a 16 e, por ser mais agressivo, cometeu 32 erros contra 23 do rival. Foram quatro quebras a favor de Kyrgios no jogo.
🇦🇺 @NickKyrgios is in the zone tonight!
— ATP Tour (@ATP_Tour) August 28, 2019
🎥: @usopen | #USOpen pic.twitter.com/iYDqFFanTP
Kyrgios também mostrou seu bom repertório de golpes, utilizando bate-pronto, subindo à rede e até mesmo arriscando um backhand de uma mão. Foram poucos os momentos de tensão em quadra. A reclamação principal, e vinda de ambos os lados, era com fato da circulação do público no meio dos pontos ou atrasando os rituais de saque dos jogadores. O australiano também não se mostrou muito confortável com o comprimento dos calções enviados por seu patrocinador.
Os sacadores iniciaram a partida correndo pouquíssimos riscos até que Kyrgios salvasse dois break points no sexto game. Depois disso, o australiano conseguiu duas quebras seguidas para fechar o primeiro set. A parcial seguinte foi inteiramente sem quebras. Kyrgios fez 13 aces, não enfrentou break points, cedeu só sete pontos no saque e dominou o tiebreak. Confiante, o australiano abriu 3/0 e saque no último set, sofreu uma quebra, mas conseguiu manter a vantagem.