Notícias | Dia a dia | US Open
Menezes leva a virada e se despede do US Open
23/08/2019 às 17h56

Menezes venceu o primeiro set e ainda liderou a segunda parcial por 4/1

Foto: Arquivo

Nova York (EUA) - A melhor temporada da carreira de João Menezes quase foi recompensada com uma inédita participação em uma chave principal de Grand Slam. O mineiro de 22 anos e 210º do ranking parou na rodada final do qualificatório do US Open. Menezes levou a virada do indiano Sumit Nagal, 190º colocado, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3. Com o resultado, o cearense Thiago Monteiro será o único brasileiro na chave principal em Nova York.

Menezes venceu dois jogos no quali. Ele estreou na terça-feira, quando venceu o eslovaco Filip Horansky, 189º colocado, por 4/6, 6/1 e 6/2. Já na última quinta-feira, o mineiro de Uberaba venceu o eslovaco Norbert Gombos, 116º do ranking, por 1/6, 6/2 e 7/6 (7-1). Atualmente com o melhor ranking da carreira, Menezes receberá 16 pontos no ranking mundial após o US Open.

Na temporada, Menezes conseguiu 28 vitórias em torneios de nível challenger, com destaque para um título no saibro de Samarkand, no Uzbequistão, e um vice-campeonato no piso duro de Binghamton. Ele também foi medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em resultado que o qualifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, desde que ele permaneça entre os 300 melhores do mundo no ranking do dia 8 de junho do ano que vem.

O primeiro set foi amplamente dominado pelos sacadores, que suportaram dez games sem um break point sequer. Com o placar empatado por 5/5, Menezes foi ameaçado pela primeira vez e encarou um 0-40, mas encaixou uma sequência de ótimos saques, com direito a dois aces, para evitar a quebra de serviço. Confiante, o mineiro teve a primeira chance de quebra no game seguinte e conseguiu fechar o set.

A vantagem de Menezes ficou ainda maior na abertura do segundo set. Ele se aproveitou de queda de intensidade de seu adversário e de uma aparente dificuldade na movimentação para já abrir 3/0. O mineiro chegou a liderar por 4/1 e ficou muito perto da vitória em sets diretos, mas um game ruim mudou o panorama da partida. Nagal buscou o empate no oitavo game e voltou a quebrar dois games mais tarde, terminando o set com cinco games seguidos.

O terceiro set começou ainda melhor para o indiano. Menezes já não repetia a regularidade do início da partida e vinha cometendo mais erros e duplas-faltas. O mineiro acabou perdendo mais dois games de saque e viu o rival liderar o placar por 4/0, mas conseguiu devolver uma das quebras e reduziu a diferença para 4/3. Mas a reação parou por aí e o indiano conseguiu vencer os dois últimos games para chegar à vitória.

Comentários