Notícias | Outros
Quanto custa construir sua própria quadra de tênis?
23/08/2019 às 11h22

São Paulo (SP) - Dizem que 10.000 horas de prática são suficientes para dominar qualquer habilidade. A máxima talvez valha para profissionais como Novak Djokovic e Roger Federer, mas se você é apenas um amador com vontade de melhorar, passar todo esse tempo dentro de uma quadra pode ser um desafio difícil de cumprir.

Talvez haja uma quadra de tênis a vinte minutos da sua casa ou talvez você precise dirigir por uma hora até o clube de tênis mais próximo. Mas e se você tivesse uma quadra no quintal de casa? Já parou para pensar isso?

Se você tem espaço e vontade de levar a sério o esporte, ter sua própria quadra pode não ser tão complicado quanto parece.

Quanto mede uma quadra de tênis?
A primeira questão é quanto espaço você vai precisar. O tamanho mínimo recomendado para um quadra de partidas individuais é de 23,77m x 10,97, com uma margem de segurança mais ampla ao redor, formando uma área de 36m x 18m. Isso dará espaço para a quadra em si, bem como para os jogadores saírem para os lados ou pela linha de base.

Construindo uma quadra de tênis no seu quintal
Se você tem alguma experiência com obras, a construção de uma quadra básica de concreto pode ser realizada, mas o ideal é encontrar um fornecedor especialista e confiável.

A primeira coisa a se fazer é executar o trabalho de base. Isso envolverá uma pequena escavação se o local não estiver totalmente plano e um sistema apropriado de drenagem deverá ser instalado. Você não vai querer que sua nova quadra ceda porque o chão se moveu embaixo dela, então, dependendo do tipo de solo, será necessário adicionar uma camada inferior.

Quando se trata da superfície em si, tradicionalmente, os materiais mais usados são grama, saibro ou concreto (para uma quadra dura). Mas segundo o site magodasferramentas, cada vez mais materiais sintéticos são usados nesse tipo de construção devido à facilidade de manutenção.

Depois da construção da superfície, você precisará instalar a infraestrutura, como postes de rede, cerca ao redor, iluminação, etc. O tempo médio de construção de uma quadra de tênis costuma variar entre 4 e 8 semanas.

O que levar em conta na hora de construir uma quadra de tênis em casa
Antes de começar, verifique se o lugar é de fácil acesso. Os fornecedores estimam que uma nova quadra de tênis exigirá que, pelo menos, 200 toneladas de material sejam necessárias. Portanto, certifique-se de que haja algum lugar para todos os caminhões estacionarem.

Em segundo lugar, verifique se você tem as permissões de planejamento necessárias antes de começar.

Quanto custa construir uma quadra de tênis?
Isso vai depender muito do tipo de quadra que você queira construir e de como você irá construí-la. Uma quadra tradicional de saibro ao estilo Roland Garros vai lhe custar consideravelmente mais do que uma superfície padrão rígida e artificial. O preço médio de uma quadra costuma estar entre 25 e 30 mil reais.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis