Cincinnati (EUA) - Depois de ter batido na trave nas duas últimas semanas, ficando com o vice-campeonato em Washington e em Montréal, Daniil Medvedev conquistou o título mais importante de sua carreira neste domingo. O russo de 23 anos faturou o Masters 1000 de Cincinnati ao vencer a final contra o belga David Goffin por 7/6 (7-3) e 6/4 em 1h39 de partida.
Em seu melhor momento na carreira, Medvedev debutará no top 5 do ranking mundial a partir da próxima segunda-feira. O jovem jogador russo inciou a semana na oitava posição, marca que já era seu recorde pessoal. No começo do ano, ocupava a 16ª colocação. O último russo no top 5 foi Nikolay Davydenko em 5 de junho de 2010.
Medvedev é o jogador com maior número de vitórias em 2019. Ele já venceu 44 jogos, três a mais que Rafael Nadal. Ele é também o jogador com maior número de vitórias no piso duro em 2019, com 31 no total. Em segundo lugar da lista, o espanhol Roberto Bautista Agut e o grego Stefanos Tsitsipas aparecem empatados com 20 vitórias.
The youngest @CincyTennis champion since 2008 👏@DaniilMedwed | #CincyTennis pic.twitter.com/z6lmKcU9Fj
— ATP Tour (@ATP_Tour) August 18, 2019
Com 14 vitórias nos últimos 16 jogos, Medvedev comemora seu quinto título de ATP. As três primeiras conquistas foram no ano passado, em Sydney, Winston-Salem e Tóquio. Já em fevereiro deste ano, ele triunfou nas quadras duras e cobertas de Sófia, na Bulgária. O russo já esteve em dez finais de ATP, seis delas este ano.
Superado por Medvedev neste domingo, Goffin disputou sua primeira final de Masters 1000. Ex-top 10 e atual 19º colocado no ranking, o experiente belga de 28 anos segue com quatro títulos de ATP em 13 finais jogadas. Os 600 pontos conquistados, em uma semana com 360 a defender, fazem com que ele retorne ao top 15 do ranking.
¡Sangre fría! Con este saque directo, @DaniilMedwed asegura su primera irrupción en el Top-5 del Ranking ATP@TennisTV | @CincyTennis pic.twitter.com/jhc8JaIDmv
— ATP Tour en Español (@ATPTour_ES) August 18, 2019
Medvedev já começou o jogo muito bem ao confirmar seus dois primeiros games de saque sem perder pontos e conseguir uma quebra precoce para já abrir 4/1. Goffin conseguiu devolver a quebra no sétimo game e ainda salvou dois break points na sequência para buscar o empate. Depois disso, os sacadores seguiram sem novas ameaças até o tiebreak. Durante o game-desempate, as devoluções agressivas do russo renderam pontos importantes e o belga acabou entregando o set com uma dupla-falta. Cada jogador fez 12 winners na parcial e Goffin cometeu quatro erros a mais, 16 a 12, em 56 minutos de disputa.
O domínio do russo ficou ainda maior no segundo set. O jovem jogador de 23 anos venceu oito dos primeiros nove pontos da parcial e já abriu 2/0. Depois disso, confirmou de zero seus quatro games de serviço subsequentes. Mesmo com uma longa sequência de jogos nas últimas semanas, Medvedev não sinalizava o desgaste físico e conseguia sustentar alguns longos ralis com Goffin, que tem por característica a solidez do fundo de quadra. Na reta final da partida, Goffin arriscou mais e tentou ir à rede para definir os pontos. O belga conseguiu dois break points, mas Medvedev fechou a porta com uma série de ótimos saques e terminou o jogo encaixando três aces seguidos.