Cincinnati (EUA) - Em duelo entre duas jogadoras norte-americanas, Madison Keys prevaleceu sobre Sofia Kenin e garantiu vaga na final do WTA Premier de Cincinnati. Com mais experiência em grandes torneios, Keys marcou as parciais de 7/5 e 6/4 contra Kenin, jovem de 20 anos e 22ª do ranking, em 1h22 de partida neste sábado.
Vencedora de quatro torneios no circuito, Keys tenta conquistar o maior título da carreira. As conquistas em Birmingham, Eastbourne, Stanford e Charleston são de eventos intermediários da série Premier, que dão 470 pontos à campeã. Em Cincinnati, evento Premier 5, a vencedora do torneio fatura 900 pontos.
This - is - just - WOW.@Madison_Keys 😍#CincyTennis pic.twitter.com/dtwuwAIJas
— WTA (@WTA) August 17, 2019
Keys está com 24 anos e disputará sua nona final da carreira. Nas mais importantes, ficou com o vice-campeonato no US Open em 2017 e no saibro de Roma em 2016. Ela enfrenta neste domingo a russa Svetlana Kuznetsova, a quem derrotou nos três duelos anteriores. A final está marcada para às 15h (de Brasília).
Ex-número 7 do mundo e atual 18ª colocada, Keys está garantindo 585 pontos com a campanha até a final. Como parou nas quartas no ano passado, ela tem 190 pontos a defender. Dessa forma, a norte-americana deve ganhar cinco posições e pode se aproximar do top 10 em caso de título.
Mixing it up, @Madison_Keys !#CincyTennis pic.twitter.com/MjObe2XJha
— WTA (@WTA) August 17, 2019
Algoz de três ex-líderes do ranking durante a semana, Simona Halep, Garbiñe Muguruza e Venus Williams, Keys chegou a Cincinnati vinda de eliminações na rodada de estreia em Washington e também em Toronto. Ela vinha sofrendo com problemas no ombro direito e precisou de atendimento médico naquelas duas partidas.
Mais uma vez, Keys impôs seu tênis agressivo e dominou as ações do fundo de quadra. Diante de uma rival que costuma apostar na regularidade, a ex-top 10 teve grande volume de jogo e fez 41 a 15 em winners, além de cometer 21 erros contra 13 de Kenin. Reconhecida como uma das melhores sacadoras do circuito feminino, Keys disparou 14 aces na partida.
She's making a habit of getting the ungettable this week!@Madison_Keys , this is 😍!#CincyTennis pic.twitter.com/LCEap3zTFo
— WTA (@WTA) August 17, 2019
Com uma quebra logo no início da partida, Keys abriu 4/1 e chegou a liderar o primeiro set por 5/2. A norte-americana perdeu a chance de sacar para fechar e ainda viu Kenin salvar dois set points mudando bastante a direção da bola. Mas Keys conseguiu uma nova quebra justamente no último game da parcial.
No segundo set Kenin começou melhor. Ela criou cinco break points até conseguir uma quebra e liderar por 3/1, mas cedeu o empate no sexto game. A jovem de 20 anos ainda esteve com quebra acima quando vencia por 4/3, mas novamente não conseguiu sustentar o placar. Já na reta final da partida, Keys marcou um ponto espetacular, aplicando uma passada de slice para chegar ao match point. Ela definiu a partida pouco depois.