Vancouver (Canadá) - Dois dias depois de ter marcado uma boa vitória pela rodada de estreia do challenger de Vancouver, Thiago Monteiro se despediu da competição nesta quinta-feira. Único brasileiro na disputa, o cearense abandonou o jogo de oitavas de final contra o veterano japonês de 34 anos Go Soeda, 170º do ranking, quando perdia por 7/6 (7-2), 4/6 e 2/1 após 2h13 de jogo.
A organização do torneio ainda não detalhou os motivos da desistência. As imagens da partida sinalizam que o canhoto de 25 anos sentiu um desconforto no braço esquerdo. Ele chegou a receber atendimento médico quando o último set estava empatado por 1/1. Na volta, Monteiro teve o serviço quebrado e ainda jogou mais dois pontos no game seguinte antes de deixar a disputa.
Diferente do que aconteceu nos últimos Grand Slam, Monteiro conseguiu uma vaga direta na chave principal do US Open e não precisará disputar o qualificatório na semana que vem. O Grand Slam nova-iorquino dá a largada no dia 26 de agosto.
Monteiro não atuava em torneios no piso duro desde março, quando furou o qualificatório e disputou o Masters 1000 de Miami. O cearense venceu seis jogos em qualis de ATP e perdeu três neste piso em 2019. Atual 102º colocado no ranking mundial, Monteiro faz oito pontos no ranking por ter vencido o holandês Tim Van Rijthoven na primeira fase, mas a pontuação sequer entra para a lista de seus 18 melhores resultados no ano.
Veja como foi a partida de Monteiro em Vancouver
Com seis aces no primeiro set, Monteiro teve chances de vencer, já que esteve por duas vezes com uma quebra de vantagem no placar e chegou a sacar para fechar quando vencia por 5/4. O cearense não aproveitou as chances e viu o japonês dominar o tiebreak sem perder pontos no saque.
Na segunda parcial, o número 1 do Brasil cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço e só enfrentou um break point, além da conseguir uma qubera já na reta final. O terceiro set teve apenas três games, com Monteiro abandonando a disputa pouco depois do atendimento.