Jurmala (Letônia) - Não poderia terminar melhor a primeira edição do WTA de Jurmala, que viu a atleta da casa Anastasija Sevastova fazer valer a condição de principal favorita ao título e se sagrar campeã neste domingo ao bater a surpreendente polonesa Katarzyna Kawa por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, após 2h09 de confronto.
"Toda partida me exigiu bastante, levei cada uma como se fosse uma final. Sabia que não seria fácil", disse a atual número 11 do mundo, que também falou sobre a dificuldade de enfrentar uma adversária desconhecida. "Não sabia como ela jogava, quais seus melhores golpes e nem como se movimentava, mas sabia que iria lutar do começo ao fim. Foi duro e isso só fez valer ainda mais a vitória", observou.
Disputando sua primeira final de WTA, tendo jogado até então no máximo decisões de US$ 25 mil, Kawa começou muito bem e foi a primeira a quebrar no jogo. Sevastova chegou a devolver o break no 3/3, mas depois disso não conseguiu segurar a polonesa de 26 anos e atual 194 do mundo, que anotou mais duas quebras para cima da atleta da casa e venceu os três últimos games da parcial.
A sequência da polonesa se ampliou no começo do segundo set, quando ela chegou a ter 2/0 de frente. Sevastova não se desesperou e tratou de vencer os três games seguintes, com dois breaks. Contudo, Kawa ainda buscou a igualdade no 3/3 e a definição foi acontecer somente no finalzinho, quando a letã arrancou mais um break para cima da rival, fez 6/5 e em seguida confirmou o saque para empatar.
No terceiro e decisivo set, Sevastova teve liderou do começo ao fim. Ele abriu 2/0 no início, viu Kawa empatar em 2/2, mas então anotou mais uma quebra e obteve vantagem de 4/2. Bastou então à atleta da casa administrar a dianteira até o fim para comemorar seu quarto título no circuito da WTA.