Notícias | Outros
Rio Grande do Sul lidera a Copa das Federações
23/07/2019 às 13h32

Federação Gaúcha tem 108 pontos.

Foto: Luiz Cândido/CBT

Uberlândia (MG) – A Copa das Federações terá a rodada decisiva nesta terça-feira, quando serão disputadas as finais em todas as categorias. Assim como no ano passado, o último dia da competição promete fortes emoções. Ao fechamento da rodada desta segunda-feira a Federação Gaúcha de Tênis tomou a frente na contagem parcial de pontos, deixando a Paulista na segunda colocação: 108 pontos contra 90. No terceiro lugar está o Paraná, com 80 pontos, seguido por Goiás com 66.

Na edição de 2018 São Paulo confirmou o título geral apenas no match tie-break da última partida da competição, terminando com dois pontos a mais que o Rio Grande do Sul no somatório geral de pontos. Neste ano, os gaúchos conseguiram abrir uma margem de pontos para começar o último dia à frente, mas ainda não há nada decidido, já que são vários confrontos diretos contra os paulistas.

"A competição, como sempre, está muito emocionante. O Rio Grande do Sul está na frente, mas São Paulo ainda tem esperanças e muita coisa pode acontecer no último dia de jogos. As semifinais fizeram do Praia Clube um caldeirão, e as finais não devem ser diferentes. Dentro de quadra, estamos vendo disputas de muito alto nível. Além disso, algumas federações que não foram tão bem nos anos anteriores estão brigando na parte de cima, o que nos deixa muito felizes por ver que o tênis está sendo bem representado em todo o território nacional", analisa Aristides Barcellos, diretor do torneio.

Pelo regulamento da Copa das Federações, o campeão de cada categoria soma 20 pontos; o vice-campeão fica com 16; o terceiro colocado com 12; e o quarto com 10 pontos. As equipes que chegaram às quartas de final computam oito pontos. A Copa das Federações é um torneio por equipes disputado nos moldes da Copa Davis e da Fed Cup. Em cada categoria os Estados se enfrentam em três partidas: duas de simples e uma de duplas.

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL - 22/7/2019

1 - Rio Grande do Sul - 108 
2 - São Paulo - 90
3 - Paraná - 80
4 - Goiás - 66
5 - Santa Catarina - 50
6 - Rio Grande do Norte - 48
7 - Distrito Federal - 44
8 - Minas Gerais - 38
9 - Espírito Santo - 34
10 - Tocantins - 32
11 - Mato Grosso - 18 
11 - Rio de Janeiro - 18
13 - Bahia - 14
14 - Pernambuco - 10
15 - Pará - 2

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis