Newport (EUA) - Como de costume, o sábado em Newport foi dedicado às apresentações dos novos membros do Hall da Fama do Tênis. Como as semifinais do ATP 250 local foram muito longas, a cerimônia foi realizada apenas à noite. A chinesa Na Li, a francesa Mary Pierce e o russo Yevgeny Kafelnikov foram os homenageados de 2019.
"Eu comecei a jogar tênis quando tinha oito anos. Minha mãe escolheu isso para mim", disse Li, durante seu discurso. "Durante um tempo, eu odiava o tênis porque não tinha tempo para brincar com meus amigos. Mas conforme o tempo passou, eu realmente passei a gostar deste esporte incrível".
"O tênis me levou a conhecer o mundo e explorando diferentes países. No futuro, farei tudo o que puder para inspirar, ajudar os mais jovens e os futuros jogadores na esperança de que eles possam desfrutar deste esporte incrível", acrescenta a campeã de Roland Garros em 2011 e do Australian Open em 2014.
"I will do all I can to inspire, to help more young and upcoming players in the hope that they can enjoy this amazing sport."
— Tennis Channel (@TennisChannel) 21 de julho de 2019
Chinese sporting legend Li Na addresses the audience after being inducted into the @TennisHalloFame.#TennisHallofFame pic.twitter.com/TyKY9dqkDj
Agente de Li durante sua carreira profissional, Max Eisenbud também discursou. "Li foi uma verdadeira pioneira: não apenas para o tênis, não apenas para mulheres, mas para toda a China. Não havia nenhum Michael Jordan ou Roger Federer chinês. Ela fazia parte de um sistema que nunca havia produzido uma tenista classificada no Top 70 e superou todos os obstáculos. Nada impediria que essa mulher maravilhosa se tornasse campeã".
Mary Pierce é até hoje a última francesa a conquistar Roland Garros, em 2000, e também venceu o Australian Open de 1995. "Este dia finalmente chegou. Estou esperando por isso há seis meses desde que foi anunciado em janeiro. O tênis me ensinou muito na vida. É um ótimo professor. Tudo o que você quer alcançar não é fácil".
"There aren't really words to express my heart to you..."@_MaryPierce thanks her mother and family after being inducted into the @TennisHalloFame. #TennisHallofFame pic.twitter.com/IcPKncYsLg
— Tennis Channel (@TennisChannel) 21 de julho de 2019
"Tive grandes sonhos no tênis, e para alcançá-los, eu sempre senti que eu dava 100% de mim mesma. Sonhos são como um combustível, e meu sonho era um dia vencer Roland Garros. Foi o meu maior sonho no tênis e se tornou realidade. Ganhar também o título de duplas com a Martina Hingis era como a cereja no topo. Eu nunca estaria aqui se não fosse por todos que me ajudaram nessa caminhhada", acrescentou a francesa.
Já Kafelnikov conquistou Roland Garros em 1996, o Australian Open em 1999 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Ele também foi número 1 do mundo por seis semanas. "Sinto que finalmente a minha carreira está concluída", disse o russo "Este é o último feito que todo atleta profissional quer realizar. Ser reconhecido como um membro do Hall da Fama é uma grande honra".