Notícias | Dia a dia
Monteiro vence e garante vaga no ATP de Hamburgo
21/07/2019 às 08h20

Cearense tem a missão de defender 100 pontos no ranking nesta semana

Foto: Arquivo

Hamburgo (Alemanha) - Pelo segundo ano seguido, Thiago Monteiro disputará a chave principal do ATP 500 de Hamburgo. Depois de entrar diretamente na rodada final do qualificatório, o número 1 do Brasil e 88º colocado no ranking da ATP venceu o veterano argentino de 36 anos Carlos Berlocq, ex-top 40 e atualmente apenas na 202ª posição, por 6/3 e 6/2.

Esta foi a terceira vitória de Monteiro em seis jogos contra Berlocq. O argentino levou a melhor em dois confrontos de nível ATP, ambos realizados no ano de 2017 em São Paulo e Buenos Aires. Já o atleta brasileiro venceu três dos quatro encontros válidos por challengers ou qualis.

Após o término do quali, foi definido que Monteiro enfrentará o alemão Jan-Lennard Struff, 35º do ranking, em jogo que só deve acontecer na próxima terça-feira. O cearense já derrotou Struff nesta temporada, em Munique, e também superou o alemão no challenger de Oberstaufen em 2013. Caso supere Struff, Monteiro pode efrentar o espanhol Pablo Carreno Busta ou o alemão Yannick Hanfmann nas oitavas.

Em Hamburgo, Monteiro terá a missão de defender 100 pontos no ranking. No ano passado, ele entrou na chave principal como lucky-loser depois de ter perdido na última rodada do quali, mas venceu dois jogos até chegar às quartas de final da competição e cair para o eslovaco Jozef Kovalik. A vitória no quali já garante a defesa de 20 pontos. 

O jogador de 25 anos também já disputou o torneio em 2016. Naquele ano, passou por um qualificatório de duas rodadas e ainda venceu um jogo na chave principal antes de cair nas oitavas. O cearense também já jogou em Hamburgo em 2014, ano em que perdeu ainda durante o quali.

Nas últimas semanas, Monteiro conseguiu dois bons resultados. Ele passou por um quali de três rodadas na grama de Wimbledon e foi campeão do challenger alemão de Braunschweig. Com isso, conseguiu saltar 25 posições no ranking e garantiu vaga na chave principal do US Open. Apesar do bom momento, o canhoto de Fortaleza parou ainda na rodada de estreia do ATP 250 de Bastad.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis