Londres (Inglaterra) - As esperanças da torcida britânica em ver uma jogadora da casa conquistar o título em Wimbledon seguem depositadas em Johanna Konta. Última anfitriã na disputa em simples, Konta garantiu vaga nas quartas de final ao derrotar a tcheca Petra Kvitova, número 6 do mundo e bicampeã do torneio, por 4/6, 6/2 e 6/4.
Konta está a uma vitória de repetir sua melhor campanha em Wimbledon, que foi a semifinal de 2017. Para isso, ela precisa vencer a tcheca Barbora Strycova, que venceu a belga Elise Mertens por 4/6, 7/5 e 6/2. A última britânica a conquistar o título de simples no torneio foi Virginia Wade em 1977.
Ex-número 4 do mundo, Konta está em franca recuperação no circuito na atual temporada. A britânica de 28 anos era apenas a 39ª colocada no ranking em janeiro e teve ótimos resultados na temporada de saibro. Ela foi finalista em Rabat e em Roma, além de chegar à semifinal de Roland Garros. A britânica tenta alcançar a quarta semifinal de Grand Slam da carreira.
Nesta campanha em Wimbledon, Konta já superou duas jogadoras do top 10. Ela havia vencido a nona colocada Sloane Stephens pela terceira rodada. Com 33 vitórias em 2019, a britânica já tem mais vitórias do que em todo o ano passado, quando venceu apenas 26 jogos.
Já Kvitova amarga mais uma eliminação precoce em Wimbledon. Bicampeã nos anos de 2011 e 2014, a canhota tcheca de 29 anos não passou das oitavas em suas cinco últimas participações no Grand Slam londrino. Antes disso, Kvitova tinha um histórico muito mais consistente, ao alcançar a semifinal em 2010 e parar nas quartas em 2012 e 2013.