Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Canhoto francês bate Aliassime e desafia Djokovic
05/07/2019 às 17h28

Ugo Humbert só tinha uma vitória na grama antes da ótima campanha

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - A expectativa por um duelo entre Novak Djokovic e Felix Auger-Aliassime nas oitavas de final de Wimbledon caiu por terra nesta sexta-feira. Em um duelo da nova geração do circuito, o canhoto francês Ugo Humbert surpreendeu Aliassime e marcou as parciais de 6/4, 7/5 e 6/3 para avançar no Grand Slam londrino e desafiar o número 1 do mundo.

Humbert tem 21 anos, três a mais que Aliassime, e ocupa o 66º lugar do ranking mundial. Há apenas um ano, o jovem francês era apenas o 290º, mas deu um bom salto no ranking ainda em 2018 ao conquistar três títulos de challenger, encerrando a temporada passada na 84ª colocação.

A única vitória de Humbert em Grand Slam havia sido conquistada no US Open do ano passado. Além disso, o jovem francês tinha apenas uma vitória na grama como profissional antes da campanha até as oitavas de final em Wimbledon. Na temporada, ele tem nove vitórias em ATP e mais dez em challengers.

O jogo que Humbert fará contra Djokovic será o primeiro contra top 10 na carreira do francês. A campanha até as oitavas em Wimbledon rende 180 pontos no ranking e o leva pela primeira vez ao top 50. Se chegar às quartas, fará 360 pontos e entrará no grupo dos 40 melhores do mundo. Humert não defende pontos nesta semana, mas precisa descartar 25 de seu 18º e último resultado válido para o ranking.

Por sua vez, Aliassime encerra uma boa temporada de grama. O canadense de 18 anos nunca havia disputado uma partida no piso como profissional antes de dar início a uma série que contou com a final do ATP 250 de Stuttgart, a semifinal do ATP 500 de Queen's, em Londres e a terceira rodada de Wimbledon, seu melhor resultado da carreira em Grand Slam. Ele já ocupa o 21º lugar do ranking mundial.

Comentários