Londres (Inglaterra) - A segunda-feira foi especial para Felix Auger-Aliassime. O canadense de apenas 18 anos comemorou sua primeira vitória em Grand Slam na carreira ao levar a melhor sobre o compatriota de 29 anos e 187º do ranking Vasek Pospisil por 5/7, 6/2, 6/4 e 6/3.
Aliassime disputa apenas seu segundo Grand Slam. O primeiro foi o US Open do ano passado, quando abandonou a partida de estreia contra o também canadense Denis Shapovalov por doença relacionada ao calor. Já em 2019, parou ainda no quali do Australian Open e não disputou Roland Garros por lesão no adutor da perna esquerda.
Com 27 vitórias na temporada e três finais, no saibro de Lyon e no Rio de Janeiro e na grama de Stuttgart, Aliassime deu um bom salto no ranking em 2019. Ele iniciou 2019 na 108ª posição e está atualmente com a melhor marca da carreira, no 21º lugar.
Durante a temporada de grama, o canadense venceu seis jogos e perdeu apenas dois, com a final em Stuttgart e a semifinal em Queen's. Em duas semanas, derrotou nomes como Stefanos Tsitsipas, Grigor Dimitrov, Nick Kyrgios, Gilles Simon e Dustin Brown. Aliassime pode reencontrar Dimitrov na próxima rodada de Wimbledon. Para isso, o búlgaro precisa vencer sua partida de estreia diante do francês Corentin Moutet.
First main draw Grand Slam victory ✅@felixtennis battles back from a set down to beat fellow Canadian Vasek Pospisil 5-7, 6-2, 6-4, 6-3 in the first round of #Wimbledon#JoinTheStory pic.twitter.com/EQvco6RAn3
- Wimbledon (@Wimbledon) 1 de julho de 2019
Mais vitórias da nova geração - Outros dois nomes da nova geração do circuito marcaram boas vitórias nesta segunda-feira. O norte-americano de 21 anos Reilly Opelka, 63º do ranking e campeão juvenil do torneio em 2015, venceu o alemão Cedrik-Marcel Stebe por 6/3, 7/6 (7-4) e 6/1. Ele agora desafia o suíço Stan Wawrinka.
Já o russo Karen Khachanov, jogador de 23 anos e já número 9 do mundo bateu o sul-coreano vindo do quali Soonwoo Kwon por 7/6 (8-6), 6/4, 4/6 e 7/5. Seu próximo adversário é o embalado espanhol Feliciano Lopez, veterano de 37 anos e campeão na grama de Queen's há oito dias.