Notícias | Dia a dia
Wimbledon confirma Federer cabeça de chave 2
24/06/2019 às 15h46

Federer escapa de encarar Djokovic antes de eventual final

Foto: Arquivo

Londres (Inglaterra) - Único Grand Slam que não segue o ranking da ATP para definir seus cabeças de chave, Wimbledon divulgou nesta segunda-feira a ordem dos favoritos para a competição, confirmando a ascensão do suíço Roger Federer ao posto de segundo pré-classificado, deixando para trás o espanhol Rafael Nadal.

Com isso, Federer só poderá cruzar com o atual campeão, o sérvio Novak Djokovic, em uma eventual final. Já o canhoto de Mallorca poderá encarar o número 1 do mundo em uma eventual semi, mas também tem a possibilidade de cair no lado do suíço e os dois se enfrentarem na penúltima rodada.

Wimbledon sempre se deu ao direito de escolher seus cabeças de chave independentemente do ranking da ATP, o que sempre gerou críticas. Em 2012, as duas entidades chegaram a um acordo e foi instituído o 'ranking da grama', um sistema matemático para indicar os favoritos.

A troca de posições entre Federer e Nadal não é a única dos cabeças de chave para Wimbledon. Um dos grandes beneficiados foi o sul-africano Kevin Anderson, atual vice-campeão no All England Club. O atual número 8 do mundo acabou sendo alçado à condição de quarto mais bem cotado, fugindo assim de confrontos com o Big 3 antes das semifinais.

Também se dará bem o croata Marin Cilic, que está fora dos 16 primeiros do ranking, mas acabou entrando nesta faixa entre os cabeças de chave. Na contramão aparecem o austríaco Dominic Thiem, que caiu de quarto para quinto entre os favoritos, e o georgiano Nikoloz Basilashvili, que é o 16º no ranking da ATP, mas será apenas o 18º pré-classificado no Slam britânico.

Veja como ficou a ordem dos cabeças de chave em Wimbledon:

1- Novak Djokovic
2- Roger Federer
3- Rafael Nadal
4- Kevin Anderson
5- Dominic Thiem
6- Alexander Zverev
7- Stefanos Tsitsipas
8- Kei Nishikori
9- John Isner
10- Karen Khachanov
11- Daniil Medvedev
12- Fabio Fognini
13- Marin Cilic
14- Borna Coric
15- Milos Raonic
16- Gael Monfils
17- Matteo Barrettini
18- Nikoloz Basilashvili
19- Felix Auger-Aliassime
20- Gilles Simon
21- David Goffin
22- Stan Wawrinka
23- Roberto Bautista
24- Diego Schwartzman
25- Alex de Minaur
26- Guido Pella
27- Lucas Pouille
28- Benoit Paire
29- Denis Shapovalov
30- Kyle Edmund
31- Laslo Djere
32- Dusan Lajovic

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis