Notícias | Dia a dia
Barty confirma título e assume liderança do ranking
23/06/2019 às 10h40

Ashleigh Barty tem agora um título em cada tipo de superfície em sua excepcional temporada 2019

Foto: Site oficial

Birmingham (Inglaterra) - Com perfeita transição entre o saibro e a grama, a australiana Ashleigh Barty conquistou neste domingo o segundo título consecutivo e assim superou a japonesa Naomi Osaka para assumir pela primeira vez na carreira a liderança do ranking internacional.

Campeã em Roland Garros há duas semanas, Barty foi absoluta sobre a grama de Birmingham e venceu neste domingo a alemã Julia Goerges em sets diretos, com parciais de 6/3 e 7/5. A tenista de 1,66m que começou a temporada como 15ª colocada ganhou também o Premier de Miami, em março, dando início à grande arrancada, e portanto tem agora um troféu em cada tipo de superfície.

Barty se torna assim a 27ª diferente tenista a assumir o número 1 desde que o sistema matemático foi introduzido pela Associação Feminina, em novembro de 1975. Osaka ficou 21 semanas na ponta desde que conquistou o Australian Open no dia 28 de janeiro, substituindo então a romena Simona Halep.

É também apenas a segunda de seu país a atingir a ponta, seguindo os passos de Evonne Goolagong, que liderou apenas duas semanas entre abril e maio de 1976. Principal nome feminino australiano, Margaret Court jogou antes de o ranking ser criado e foi nomeada como melhor do mundo ao final de seis temporadas na década de 1960.

O duelo diante de Goerges, experiente tenista de 30 anos, foi bem disputado, já que as duas se sentem à vontade em pisos mais velozes. A australiana passou apertado no primeiro game, mas salvou os break-points. Logo depois, aproveitou a chance de quebra para ir a 4/2. A alemã começou melhor o segundo set, fez 2/0 e 3/1, mas Barty reagiu em seguida e colocou pressão no nono game. Goerges escapou com bons saques, mas logo em seguida não sustentou a pressão e errou muito.

 

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis