Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Pucinelli é finalista no juvenil e pode repetir Guga
07/06/2019 às 12h32

Pucinelli pode repetir feito de Guga em caso de título em Paris

Foto: Arquivo

Paris (França) - O paulista Matheus Pucinelli é finalista de duplas no torneio juvenil de Roland Garros. Nesta sexta-feira, Pucinelli e o argentino Thiago Tirante venceram dois jogos para garantir vaga na decisão do Grand Slam francês. A decisão acontece às 7h (de Brasília) deste sábado, na quadra 13 do complexo parisiense.

A parceria sul-americana começou o dia vencendo o norte-americano Zane Khan e o chinês Bu Yunchaokete, cabeças de chave número 4, por 6/3 e 6/2. Na sequência, eles venceram o tcheco Andrew Paulson e o ucraniano Eric Vanshelboim por 6/1 e 6/0.

Os adversários da final serão o italiano Flavio Cobolli e o suíço Dominic Stricker, que também venceram duas partidas. Primeiro eles derrotaram os franceses Harold Mayot e Arthur Cazaux por 6/7 (5-7), 6/4 e 10-5. Depois, marcaram 6/3 e 6/1 contra o uzbeque Sergey Fomin e o belga Gauthier Onclin.

Pucinelli tenta repetir um feito de Gustavo Kuerten em 1994, quando o catarinense foi campeão de duplas no juvenil de Roland Garros ao lado do equatoriano Nicolas Lapentti. O Brasil ainda teve outros finalistas no juvenil em Paris. Em simples, Edison Mandarino (1959), Thomaz Koch (1962 e 63) e Luis Felipe Tavares (1967) alcançaram a decisão. Nas duplas, os gaúchos Guilherme Clezar (2009) e Orlando Luz (2016) e canhota paulista Beatriz Haddad Maia (2012 e 2013) também ficaram com o vice-campeonato.

Depois de completar 18 anos em abril, Pucinelli ocupa o 26º lugar no ranking mundial juvenil da ITF. A campanha até a final de duplas rende 450 pontos, com possibilidade de 750 em caso de título. Em simples, ele chegou à segunda rodada em Paris. Para a composição do ranking juvenil de um tenista são considerados os seis melhores resultados do ano em simples e mais 1/4 da soma entre as seis melhores pontuações em duplas.

Finais de simples no sábado - O sábado também será de finais de simples no torneio juvenil de Roland Garros. Logo às 6h (de Brasília), na quadra 14, a canadense Leylah Fernandez enfrenta a norte-americana Emma Navarro. Principal favorita, Fernandez venceu a colombiana Maria Camila Osorio Serrano por 6/2 e 6/4, enquanto Navarro bateu a chinesa Qinwen Zheng por 2/6, 6/1 e 6/4.

A final masculina terá o dinamarquês Holger Rune contra o norte-americano Toby Kodat. Rune é o sétimo cabeça de chave no juvenil em Paris e venceu nesta sexta-feira o norte-americano Martin Damm por 6/4 e 6/2. Kodat bateu o japonês Shintaro Mochizuki por 6/3 e 6/4.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series