Paris (França) - Primeiro da história a completar 400 jogos de simples em Grand Slam, o suíço Roger Federer fez valer a experiência nesta sexta-feira e não teve grandes dificuldades para superar o jovem norueguês Casper Ruud, precisando de 2h11 para alcançar a vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/1 e 7/6 (10-8). Aos 37 anos e 305 dias, ele se tornou o mais velho a alcançar as oitavas de final em Paris desde Nicola Pietrangeli (38 anos 267 dias) em 1972.
Federer também se tornou o primeiro a se classificar 14 vezes para as oitavas no saibro parisiense, superando o recorde de 13 vezes que pertencia ao norte-americano Budge Patty. Ele aguarda agora o vencedor do embate entre o francês Nicolas Mahut e o argentino Leonardo Mayer. Mais tarde, o espanhol Rafael Nadal também pode igualar o feito do suíço, uma vez que também soma 13 aparições nas oitavas e pode chegar à 14ª se vencer o belga David Goffin.
Encarando pela primeira vez Ruud na carreira, o tenista da Basileia chegou a treinar, no início de sia carreira profissional, com o pai do tenista de 20 anos, o segundo mais novo entre os ainda vivos na competição. Do outro lado, Federer é o mais velho dos que continuam na disputa. Com o resultado desta sexta, ele segue sem perder para rivais de ranking igual ou inferior ao 63º posto ocupado pelo norueguês desde a surpreendente eliminação diante do australiano Thanasi Kokkinakis na segunda rodada de Miami, no ano passado.
Smooth sailing thus far.@RogerFederer leads @CasperRuud98 by two sets at #RG19.
— Tennis Channel (@TennisChannel) 31 de maio de 2019
Live now on Plus→ https://t.co/kOnpr5MzDM pic.twitter.com/5EMwm5JZcg
Veja como Federer construiu sua vitória
Ruud fez um bom início de partida, conseguindo impor seu forehand nos games de serviço. Mas da metade do set para a frente pareceu um tanto apavorado, sem postura tática e apressado para definir pontos. Claro que Federer também achou o jeito de pressioná-lo, misturando efeitos e profundidades. Atacou sempre em hora oportuna e fechou o set em 32 minutos, com quebras no sétimo e nono games. Das 22 vezes que colocou primeiro saque em quadra, venceu 17. Ainda assim, o suíço cometeu mais erros (13) do que winners (11).
O domínio de Federer foi ainda mais expressivo no segundo set, principalmente com a quebra precoce que obteve ainda no segundo game, o que aumentou a pressão sobre o norueguês. Com esforço, Ruud evitou o 'pneu', mas trabalhou mal com o primeiro saque (apenas 50% de pontos vencidos) e viu Federer ainda mais eficiente, tendo cedido apenas um lance com o primeiro saque e marcado 14 winners diante de oito erros.
Desde o começo do terceiro set, Federer baixou o percentual de acerto do primeiro saque e isso colocou pouco a pouco o norueguês na partida. Ele não apenas conseguiu quebra para 2/0, como também pressionou vários outros serviços e teve um essencial break-point no oitavo game que o suíço evitou com ace cruzado. A definição acabou indo para o tiebreak e o número 3 do mundo levou a melhor, fechando a partida depois de 18 pontos disputados no desempate.
Nine sets played, nine sets won for the Swiss Maestro. @rogerfederer defeats Casper Ruud 6-3, 6-1, 7-6 (8).#RG19 pic.twitter.com/VJWQTujPDr
— Tennis Channel (@TennisChannel) 31 de maio de 2019