Roma (Itália) - Depois de passar em branco nos três primeiros torneios que disputou no saibro nesta temporada, sem sequer chegar na final, o espanhol Rafael Nadal enfim conseguiu alcançar sua primeira decisão. Ela veio no Masters 1000 de Roma, com a vitória neste sábado sobre o grego Stefanos Tsitsipas, com parciais de 6/3 e 6/4, após 1h43 de partida.
Algoz do vice-líder do ranking na semana passada em Madri, o jovem grego desta vez não foi páreo para Nadal, que buscou mudança tática para conseguir a revanche contra Tsitsipas, foi mais agressivo no decorrer do jogo e arriscou mais forehands na paralela. A opção surtiu efeito e levou o canhoto de Mallorca para sua 11ª final no Foro Itálico, onde conquistou oito títulos.
O adversário de Nadal na decisão do domingo sairá da segunda semifinal do dia, envolvendo o sérvio Novak Djokovic, que vem embalado do título na semana passada e que conquistou uma grande virada sobre o argentino Juan Martin del Potro na noite de sexta-feira, e o argentino Diego Schwartzman, que pela primeira vez disputa uma semi de Masters 1000.
Desde que venceu seu primeiro título, em agosto de 2004, o espanhol nunca demorou tanto tempo para levantar uma taça no saibro e sempre chegou a Roland Garros com pelo menos uma conquista nas costas. Ele não decidia um torneio desde o vice-campeonato do Australian Open, parando nas semifinais em Monte Carlo, Barcelona e Madri.
Boom 💥
— Tennis TV (@TennisTV) 18 de maio de 2019
How does @RafaelNadal generate so much power from this position? 😱#ibi19 pic.twitter.com/YPV66qCADV
Como Nadal carimbou o passaporte para a final
Disposto a colocar um ponto final nessa sequência sem conquistas no saibro, Rafa largou muito firme na partida e logo de cara abriu 3/0, conquistou uma quebra no segundo game e salvou dois break-points no terceiro para manter a vantagem. Ele foi firme nos games seguintes de serviço, cedeu apenas três pontos a Tsitsipas e fez 1 a 0 no placar.
Assim como na parcial anterior, o número 2 do mundo não demorou para anotar a primeira quebra do segundo set e já no terceiro game obteve a vantagem. Bastou então que Nadal se mantivesse firme nos saques e foi justamente isso que ele fez, confirmando seus games até sacramentar sua quarta vitória em cinco embates com o grego de 20 anos.
Nadal terminou o jogo não apenas com mais bolas vencedoras (21 a 17, sendo 16 delas com o forehand), como também anotou menos erros não forçados (17 a 27). Seu desempenho junto à rede também foi muito bom, vencendo 10 pontos em 12 subidas.
Five-OH! 😱@RafaelNadal books his 50th Masters 1000 final with a 6-3 6-4 victory over Stefanos Tsitsipas in Rome. #ibi19 pic.twitter.com/WwAp3Xm67H
— Tennis TV (@TennisTV) 18 de maio de 2019