Bratislava (Eslováquia) - A busca por uma vaga no Grupo Mundial II da Fed Cup não começou nada fácil para a equipe brasileira. Abrindo o confronto fora de casa contra a Eslováquia, a paulista Carolina Alves não teve chances diante de Dominika Cibulkova, que dominou as ações da partida e venceu sem grande dificuldade, anotando duplo 6/1, em apenas 66 minutos de partida.
O Brasil tenta desde 1992 sair do Zonal Americano, mas não obteve sucesso desde então. A última aparição em um playoff aconteceu cinco anos atrás, quando recebeu a Suíça de Belinda Bencic e Timea Bacsinszky no saibro de Catanduva, no interior de São Paulo, perdendo por 4 a 1.
Para tentar conseguir esse feito, que não vem há quase duas décadas, a capitã Roberta Burzagli convocou a mesma que venceu o Zonal Americano I da Fed Cup em fevereiro, no saibro colombiano. Além de Carol, chamou as paulistas Beatriz Haddad Maia, Luisa Stefani e Thaísa Pedretti, além da gaúcha Gabriela Cé.
Atual número 1 do país e única entre as 150 melhores do mundo, Bia tentará mais tarde empatar o confronto. A canhota paulista medirá forças com a eslovaca Viktoria Kuzmova no saibro coberto da AXA Arena, em Bratislava.
#FedCup Eslovaquia y Brasil tienen un cruce con emociones. Para @Cibulkova porque será su última serie en este torneo. Para Brasil y Carolina Alves, en tanto, será una chance histórica de meterse entre las 16 mejores.
— Fed Cup ES (@FedCup_es) 20 de abril de 2019
😱¡Y lo empezaron con un rally de 27 🎾!
🇸🇰🆚🇧🇷 pic.twitter.com/gtTbsamV9a
Como Cibulkova derrubou Carol
Atual 33 do mundo, a eslovaca de 29 anos foi a dona da partida desde o começo, abrindo 5/0 logo de cara. Com bolas muito mais pesadas do que as da rival, Cibulkova desferiu 10 bolas vencedoras contra apenas uma de Carol e também cometeu menos erros não forçados (12 a 16). Coube à brasileira fazer um game ao menos para evitar o ‘pneu’.
Na segunda parcial a história continuou a mesma, com amplo domínio eslovaco. Mais uma vez Cibulkova dominou nas bolas vencedoras (8 a 1) e também foi superior nos erros não forçados, não cometendo um sequer contra dois da adversária. Novamente, Carol conseguiu vencer apenas um game e foi superada na abertura da série.
🇸🇰1-0🇧🇷 @Cibulkova beats Rodrigues Alves 61 61 and bags the first rubber for Slovakia #FedCup pic.twitter.com/U4VB2EipRK
— Fed Cup (@FedCup) 20 de abril de 2019