Miami (EUA) - Foi por pouco, mas a japonesa Naomi Osaka conseguiu manter a liderança do ranking após o Premier de Miami. Ameaçada por outras quatro rivais, ela chegou a ver Simona Halep ficar a uma vitória da liderança, mas a queda nas semifinais impediu a romena de ultrapassá-la e com isso a tenista de 21 anos permanecerá na ponta por mais uma semana.
Esta já é a 10ª semana de Osaka como número 1, o que faz dela a 23ª que mais tempo liderou a WTA. Ela vai igualar a marca da norte-americana Venus Williams na próxima segunda-feira, quando empatará com as 11 semanas que a mais velha das irmãs Williams passou na ponta do ranking.
Osaka também vai se aproximando das 12 semanas da sérvia Ana Ivanovic e da espanhola Arantxa Sanchez, que estão empatadas na 20ª colocação entre as maiores líderes da história.
Semifinalista em Miami, Halep ultrapassou a tcheca Petra Kvitova e agora é a segunda colocada no ranking com seus 5.782 pontos, contra 6.021 de Osaka e 6.545 da canhota de Bilovec. Completam o top 5 a tcheca Karolina Pliskova, que com o vice em Miami subiu três lugares e assumiu a quarta colocação, e a alemã Angelique Kerber, que caiu do quarto lugar para o quinto.
A australiana Ashleigh Barty aproveitou muito bem a conquista na Flórida para subir e entrar pela primeira vez no top 10. Ela ganhou dois lugares na lista desta segunda-feira e agora aparece no nono posto.
Um dos destaques do top 100 foi a tcheca Marketa Vondrousova, que fez quartas no Hard Rock Stadium e com isso deu uma bela subida de 16 lugares no ranking, a maior entre as top 100, entrando pela primeira vez no top 50. A tenista de apenas 19 anos é agora a 43ª do mundo, sua melhor colocação da carreira até então.