Notícias | Outros
Judy Murray festeja realização de workshop no Rio
19/02/2019 às 15h26

Judy Murray (à direita) e sua assistente Laura Middleton ladeiam a organizadora Bruna Assemany.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de três dias muito intensos chegou ao fim o Workshop da Liga Tênis 10 realizado no Clube Monte Líbano, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. A principal atração, a britânica Judy Murray, mãe de Andy Murray, comemorou a realização do evento, que contou com 55 técnicos e professores de nove estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal).

Judy Murray e sua assistente Laura Middleton apresentaram, durante o domingo e segunda-feira, quatro sessões com exercícios lúdicos e práticos para o tênis infantil. As duas ainda deram uma clínica para cerca de 50 crianças, com auxílio dos técnicos participantes do evento, e palestra para os pais. Judy, que foi capitã do time britânico da Fed Cup entre 2011 e 2016, a versão feminina da Copa Davis, e treinou seus dois filhos, o bicampeão olímpico e ex-número 1 do mundo Andy Murray e o duplista Jamie, possui com Laura o Miss Hits, programa para o tênis infantil com foco nas meninas entre 5 e 8 anos.

"Foram dias incríveis, pude notar a interação dos professores com os exercícios que não conheciam e agora podem repassar para seus alunos e crianças. O mais legal é aprender se divertindo e essa é a metodologia que passamos, formar atletas mirins de forma lúdica para que possam se tornar tenistas ou então grandes pessoas no futuro com os ensinamentos do tênis," disse Judy. A treinadora britânica mandou um recado ao término da última sessão do workshop: "Se algum professor que participou deste Workshop formar um jogador top 10 no futuro, que lembre de mim e destes momentos, por favor (risos)."

Judy esteve pela primeira vez no Rio de Janeiro e no Brasil e se encantou. "Não tinha tido a oportunidade de estar aqui antes; minha primeira vez no Rio. Estou encantada, as pessoas são muito amáveis, divertidas, a cidade é linda."

O Workshop contou ainda com Paulo Roberto Carvalho, fisioterapeuta do Brasil na Copa Davis e que tem trabalhos com diversos tenistas nacionais e internacionais. Paulo atualmente é fisioterapeuta da academia Tennis Route, uma das maiores do país, e também fisioterapeuta e preparador físico do chileno Nicolas Jarry. Paulo reforçou a importância da postura para os tenistas mirins e ainda trouxe entre os temas a Dermatoglifia em que pelas digitais se consegue identificar o potencial genético para cada futuro atleta e onde ele terá mais facilidade ou dificuldade de trabalhar.

"Para mim foi uma satisfação enorme, foi um evento muito bem organizado e importante, teve uma grande adesão dos professores e o mais legal é ver que tenho recebido muitos contatos de vários professores querendo se aprofundar no tema. Estou muito feliz", disse Paulo.

O evento contou ainda com palestras do preparador físico Sandro de Souza, da ex-tenista Bruna Bardella sobre psicologia no esporte, Rafael Fiuza trazendo detalhes sobre o Special Olympics, orientando os participantes sobre o tato e como lidar com os deficientes intelectuais. Temas como fisiologia, cuidados com a pele, a parte fonoaudiológica dos cuidados da voz do professor com os alunos também foram abordados.

Foi apresentado também o novo aplicativo da Liga Tênis 10, voltado para marcação e pagamento de aulas de técnicos e professores que vai vigorar pelo Brasil. Qualquer tenista amador ou atleta, seja da cidade ou não, poderá agendar e pagar sua aula com o professor mais próximo e disponível de qualquer lugar.

Professor Vitor Silva, da Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, na Rocinha, que atende crianças de 5 até adolescentes de 17, destacou a importância do evento: "Foi um grande evento, aprendemos muito sobre tudo. Gostamos muito do Paulo Carvalho, dava para ficar o dia inteiro escutando ele. Com a Judy, aprendemos muitos exercícios lúdicos para as crianças tomarem gosto pelo tênis, aprender se divertindo. Na Rocinha, temos 17 alunos nessa faixa etária dos pequenininhos. Esses exercícios que aprendemos ajudam bastante para distribuí-los em quadra."

Rosagela Gagliettti, de Cabo Frio (RJ), tem um projeto social em escolas municipais na cidade da Região dos Lagos do Rio de Janeiro e já atendeu entre 2006 e 2017 mais de dois mil crianças, oito deles se tornaram atletas disputando eventos pelo estado. O projeto foi interrompido ano passado, mas será reativado em 2019: "Gostei muitíssimo, conteúdo diferente. Geralmente os cursos acabam ensinando muito pouco, mas esse aqui foi nota 1000. Tenho 73 anos de idade e 40 com o tênis, quando se tem essa idade normalmente se aprende pouco, mas um pouco faz toda a diferente. Aqui com a Judy aprendia fugir da raquete e bolinha, usando saquinho de pano, bexiga, nessa faixa etária de aprendizado".

Organizadora da Liga Tênis 10 e do Workshop, a carioca Bruna Assemany comemorou a realização do evento: "O evento foi muito importante para a gente consolidar a Liga Tênis 10 com todas as palestras que tivemos. Judy veio com atividades não tão tradicionais para os professores e suas atividades e qualquer um pode fazer um grande trabalho com os conhecimentos aprendidos aqui e sonhar grande', declarou a organizadora do evento e da Liga Tênis 10, Bruna Assemany: "Em uma das palestras da Judy vimos que em primeiro lugar é importante aprender o jogo para depois competir. Ela dá muita atenção e a forma como ela é humilde e trata todo mundo bem, como ela recebeu bem as coisas que os professores falavam para ela, a atenção dela. Quero levar isso para mim e para ajudar no desenvolvimento do esporte".

A Liga Tênis 10 é um circuito de eventos para crianças de 5 até 10 anos espalhados por clubes do Rio de Janeiro. No ano passado a competição teve etapa em São Paulo e neste ano em janeiro uma etapa na Eslovênia. O projeto é mais ambicioso para 2019: "Neste ano queremos consolidar a liga espalhando pelo Brasil e diante do sucesso com quase 100 inscritos na Eslovênia temos propostas para espalhar também pela Europa".

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis