Notícias | Outros
Brasil tem finalistas nos 14 e 16 anos no Banana Bowl
15/02/2019 às 17h47

O paulista Gabriel Generoso surpreendeu o principal favorito do torneio

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) - Foram conhecidos nesta sexta-feira os finalistas das categorias 16 e 14 anos do Banana Bowl, que são disputadas na Techset Academy, no Rio de Janeiro. As finais acontecem a partir das 9h (de Brasília) de sábado, com participações brasileiras.

O paulista Gabriel Generoso marcou sua quinta vitória consecutiva diante de adversários estrangeiros para chegar à final da categoria 16 anos masculino. Generoso venceu o peruano Gonzalo Bueno, principal cabeça de chave do torneio, por 3/6, 7/6(3) e 6/4.

"Hoje com certeza minha cabeça foi decisiva para me levar à vitória. Começamos os dois jogando bem e quando deixei escapar e voltar para o jogo. Agora é alongar, descansar e dormir bem", disse Gabriel Generoso, que perdia o segundo set da partida por 5/1 e buscou a virada em partida com mais de três horas.

Havia possibilidade de uma final brasileira, algo que aconteceu pela última vez em 2016. Entretanto, o mato-grossense Richard Gama fou superado pelo paraguaio Adolfo Daniel Vallejo, cabeça de chave 6, por 7/6 (7-4) e 6/2. Generoso e Vallejo jamais se enfrentaram pelo circuito.

Os três últimos títulos da categoria 16 anos masculino foram para jogadores brasileiros. Em 2016, o brasiliense Gilbert Klier venceu duelo nacional contra o pernambucano João Lucas Reis. Nas temporadas seguintes, os títulos foram para o paulista Matheus Pucinelli e para o mineiro João Victor Loureiro.

O Brasil está fora da final feminina. A convidada carioca Valentina Torres da Silva perdeu a semifinal por 6/1 e 6/3 para cabeça 6 boliviana Fiorella Montaño. Do outro lado da chave, a paraguaia Leyla Risso teve trabalho para confirmar o favoritismo na semifinal contra a peruana Alessia Martinez e venceu por 7/6 (8-6), 5/7 e 6/3.

Final brasileira nos 14 anos - Com dois confrontos nacionais nas semis, já era certo que a final masculina dos 14 anos teria dois brasileiros. Gustavo Tedesco e Lucas Andrade da Silva irão disputar o título neste sábado. Os dois já se enfrentaram 11 vezes, com 6 a 5 a favor de Lucas Andrade. Segundo cabeça de chave, o paulista Lucas Andrade da Silva venceu nesta sexta-feira William Norton por 6/1, 4/6 e 6/1. Já o gaúcho que treina no Rio de Janeiro Gustavo Tedesco, terceiro favorito, marcou um duplo 6/2 contra João Rafael Vieira.

Única brasileira entre as semifinalistas nos 14 anos feminino, Amanda de Oliveira perdeu para a cabeça 6 paraguaia Lujan Alegre por 6/2 e 6/4. A outra finalista é a terceira favorita equatoriana Tania Isabel Sabando, que derrotou a peruana Daniela Rubio por 6/2 e 6/1.

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva