Notícias | Dia a dia
Tênis aumenta expectativa de vida em quase 10 anos
04/02/2019 às 16h00

Estudo feito na Dinamarca colocou o tênis como melhor modalidade esportiva

Foto: Arquivo

Copenhagen (Dinamarca) - Um novo estudo na Dinamarca, publicado em setembro passado por Peter Schnohr e colegas, mostra que jogar tênis pode prolongar sua vida em quase 10 anos. Constatou-se que os adultos que relataram participar com frequência tênis ou outros esportes de raquete ou modalidades coletivas viviam mais do que as pessoas que eram sedentários.

Os praticantes dessas modalidades também viviam mais do que as pessoas que participavam de atividades saudáveis, mas muitas vezes solitárias, como corridas, natação e ciclismo. Esses resultados levantam questões sobre o papel que as interações sociais podem desempenhar no aumento dos benefícios do exercício.

E mesmo as atividades individuais não são iguais quando praticadas sozinho ou com alguém, ainda que seja como adversário. Um estudo amplamente divulgado em 2017, com mais de 80.000 homens e mulheres britânicos, descobriu que aqueles que praticavam esportes de raquete tendiam a sobreviver mais do que quem praticava corridas.

Publicado na Mayo Clinic Proceedings, uma revista médica revisada por especialistas, o estudo fez uma tentativa ambiciosa e contínua de rastrear a vida e a saúde de milhares de homens e mulheres em Copenhague.

Todos os participantes do estudo concluíram exames de saúde e longos questionários sobre seus estilos de vida e com que frequência participaram de oito esportes comuns na Dinamarca, incluindo ciclismo, natação, corrida, tênis, futebol e até badminton.

Os pesquisadores se concentraram em 8.600 dos participantes que fizeram parte do estudo por cerca de 25 anos, cruzando seus próprios registros com o registro nacional de mortes. Em seguida, eles compararam atividades e expectativa de vida, chegando primeiro à óbvia conclusão de que pessoas quase nunca se exercitaram eram mais propensas a morrer.

Fazendo uma comparação com um estilo de vida sedentário, jogar tênis aumenta a expectativa de vida em 9,7 anos. Os outros esportes também proporcionaram benefícios, embora o tênis tenha sido o vencedor. Aqui está o resumo:

Tênis: 9,7 anos de ganho na expectativa de vida
Badminton: 6,2 anos
Futebol: 4,7 anos
Ciclismo: 3,7 anos
Natação: 3,4 anos
Corrida: 3,2 anos
Calistenia: 3,1 anos
Atividades do clube de saúde: 1,5 anos

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis