Notícias | Dia a dia | Australian Open
Bautista derruba Cilic, vence 9ª seguida e faz quartas
20/01/2019 às 08h35

Aos 30 anos, Bautista Agut chega às quartas de um Grand Slam pela 1ª vez

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - O início de temporada de Roberto Bautista Agut continua impecável. Vindo em título em Doha, na primeira semana do ano, o experiente espanhol conquistou sua nona vitória consecutiva para se garantir nas quartas de final do Australian Open. Bautista Agut venceu um duelo de cinco sets contra Marin Cilic, com parciais de 6/7 (6-8), 6/3, 6/2, 4/6 e 6/4 em 3h58 de partida.

Esta é a primeira vez que Bautista Agut consegue chegar às quartas de final em um Grand Slam. Até então, o espanhol convivia com uma barreira das oitavas, fase em que foi eliminado nove vezes. O jogador de 30 anos faz em Melbourne sua 25ª participação em uma chave principal de Grand Slam.

Chama atenção também o o nível dos adversários nessa série invicta de Bautista Agut. Durante a campanha vitoriosa no Qatar, há duas semanas, o espanhol derrotou Stan Wawrinka, Novak Djokovic e Tomas Berdych nas rodadas decisivas. Já no caminho para as quartas na Austrália, ele passou por Andy Murray, John Millman e Karen Khachanov antes de superar Cilic. Três dos quatro jogos do espanhol em Melbourne foram em cinco sets.

Número 24 do mundo, Bautista Agut tem como melhor ranking da carreira o 13º lugar alcançado outubro de 2016. Com os 360 pontos já garantidos em uma semana com apenas dez a defender, o espanhol deve subir para a 17ª posição do ranking mundial. Em busca de sua primeira semifinal de Grand Slam, o espanhol espera pelo vencedor entre Roger Federer e Stefanos Tsitsipas. Ele perdeu os oito jogos que fez contra o suíço e jamais enfrentou o grego no circuito.

Por sua vez, Cilic só conseguiu defender 180 dos 1.200 pontos que tinha a defender em Melbourne. Vice-campeão no ano passado, o croata começou o torneio como número 7 do mundo e passa a ter seu lugar no top 10 ameaçado. O melhor ranking de sua carreira foi o terceiro lugar, alcançado logo depois de disputar a final da última edição no Grand Slam australiano.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series