Notícias | Outros
Tênis para Todos Paraisópolis: 2ª edição confirmada
26/12/2018 às 18h39

Projeto está confirmado em 2019.

Foto: Marcello Zambrana/DGW

São Paulo (SP) - O projeto Tênis para Todos Paraisópolis encerrou suas atividades deste ano com atendimentos a 404 crianças entre 6 e 14 anos da Escola Municipal Dom Veremundo Toth, localizada na segunda maior comunidade da cidade de São Paulo. Também foi confirmada a continuidade do projeto a partir de março de 2019. Implantado em março passado na comunidade, o Tênis para Todos Paraisópolis é realizado pelo Instituto Cades (Instituto Cidadania através do Esporte) através da Lei de Incentivo Federal do Ministério do Esporte com patrocínio do Banco Itaú. O projeto recebeu os alunos no contra turno, com aulas de Pré-Tênis (iniciação esportiva para crianças).

Os benefícios do projeto às crianças que frequentaram as aulas de tênis foram registrados pelos responsáveis da escola. “Foi uma experiência ótima para os alunos. O fato de as aulas apresentarem um caráter lúdico como característica principal e utilização de muitos materiais diversificados favoreceram tanto a aprendizagem de uma nova modalidade quanto a superação de uma cultura nacional que é voltada para o futebol. Não foi difícil a implementação da modalidade tênis, ao contrário, houve adesão geral por parte dos alunos. Justifica-se pela quantidade de jogos e regras adaptadas para as crianças e a realidade local”, afirmou o professor Luciano Lopes, coordenador de Educação Física da escola.

Segunda a coordenadora pedagógica Elisa de Mello Azevedo: “São muitas as vivências de ensino e aprendizagem proporcionadas por meio da modalidade oferecida pelo projeto, como regras, inteligência tática, tolerância e respeito, espirito de luta, concentração e atenção, etc. Também nossos alunos obtiveram benefícios físicos como percepção espacial e temporal, deslocamento, equilíbrio, rapidez de respostas, etc. Esse esporte em nossa escola também auxilia na compreensão das diferenças, contribuindo, assim, para a interação e socialização de nossas crianças. Neste contexto, podemos afirmar que o tênis favorece a transformação pessoal e social de nossos educandos”.

O Instituto Cades comemora a continuidade do projeto em 2019. “O esporte, enquanto atividade física organizada, é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor que favorece a psicomotricidade, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Portanto, consideramos um sucesso nosso primeiro ano de ação continuada na Comunidade de Paraisópolis. Felizmente, nossos parceiros Banco Itaú e Ministério do Esporte apoiam a continuidade do nosso projeto para 2019”, destacou Silvia Vidal, presidente do Cades.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis