Notícias | Dia a dia
Halep e Djokovic são os melhores do ano pela ITF
13/12/2018 às 15h23

Djokovic recebe o prêmio pela sexta vez na carreira, enquanto Halep foi escolhida pela primeira vez

Foto: Paul Zimmer/ITF

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta quinta-feira que Simona Halep e Novak Djokovic foram nomeados os Campeões Mundiais de 2018. Esta é a sexta ocasião que o sérvio de 31 anos recebe a honraria, enquanto a romena de 27 anos foi premiada pela primeira vez em sua carreira profissional. Como de costume, os prêmios só serão entregues no Jantar dos Campeões, que acontece durante Roland Garros, e será realizado no dia 4 de junho de 2019 em Paris.

"Estou muito honrado em ser nomeado Campeão Mundial da ITF novamente. Estou particularmente orgulhoso desta conquista, depois de tudo que passei fisicamente este ano, mas parte de mim sempre acreditou que eu poderia voltar ao topo", disse Djokovic, que havia vencido o prêmio por cinco ocasiões seguidas, entre 2011 e 2015.

"É muito gratificante se juntar a Pete Sampras ao ganhar meu sexto prêmio", acrescenta o sérvio, que iguala o número de premiações do recordista Pete Sampras. Atrás deles, aparece Roger Federer, que foi nomeado o Campeão Mundial em cinco ocasiões diferentes.

A número 1 do tênis feminino comemorou o feito inédito. "É uma grande honra ser nomeada a Campeã Mundial da ITF pela primeira vez. Tive uma temporada incrível, conquistando meu primeiro Grand Slam em Roland Garros e terminando a temporada como número 1 do mundo. Ser reconhecida dessa forma é muito especial e me traz ainda mais motivação para seguir em frente".

Embora o ranking costume ser a principal referência para as premiações da ITF, a classificação nas listas da ATP e da WTA nem sempre é levada em consideração para a definição do prêmio, especialmente entre as mulheres. Em 2011, Petra Kvitova foi nomeada Campeã Mundial, embora Caroline Wozniacki liderasse o ranking. No ano seguinte, Victoria Azarenka era a número 1, mas Serena Williams ficou com o prêmio. Já no ano passado, quando Halep já estava na primeira posição, a premiada foi Garbiñe Muguruza.

Entre as duplas, os prêmios também ficaram com os atuais líderes do ranking. No masculino, os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock, campeões de Wimbledon e do US Open, foram os escolhidos. Já entre as mulheres, o prêmio foi para as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova, campeãs de Wimbledon e do US Open.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis