Notícias | Beach Tennis
Beach Tennis: BH Open começa na sexta
27/11/2018 às 15h30
Publicidade
Publicidade

Belo Horizonte (MG) - Três campeões pan-americanos vão disputar, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o BH Open de Beach Tennis, etapa da série World Cup (Copa do Mundo) com importante pontuação para o ranking mundial da IFBT, a Federação Internacional de Beach Tennis. O torneio tem a premiação total de R$ 10 mil, é o maior do Brasil no circuito e só perde em importância para o Mundial que é realizado no meio do ano na Espanha. O evento conta pontos também para a Confederação Brasileira de Beach Tennis e é a última etapa regular do Circuito Mineiro em 2018.

Entre os destaques de fora, o baiano Matheus Giovanini, de 20 anos, um dos nomes da nova geração do esporte. Ele foi campeão de simples no Pan de Santa Cruz Cabrália (BA), em agosto, derrotando o então número 6 do mundo, o chileno Pato Iturra. O beachtenista de Porto Seguro vai atuar com o jogador de Niterói, Matheus Andrade. "Estou treinando muito. Será uma dura competição, bem forte, mas vou em busca de um bom resultado", descreveu o jogador baiano que em simples ocupa o 36º posto do ranking mundial e que recentemente disputou final em torneio no Recife (PE).

Outro jovem talento baiano que disputa seus primeiros eventos do circuito mundial é Antônio Tremura. Também natural da cidade do Descobrimento, ele joga ao lado do capixaba José Braz na categoria profissional e na categoria Sub 18 ao lado do líder do ranking do circuito mineiro, João Pedro Souza, de Sarzedo (MG). Tremura tem títulos de competição na praia de Copacabana no Sub 18 este ano, além do vice de dupla mista em João Pessoa (PB) e é tido como outra grande revelação. "As expectativas são as melhores possíveis, estou treinando bastante e estou confiante. Espero ir longe na categoria Profissional e no sub18 com o João Pedro."

Mineiros buscam manter hegemonia e vaga no top 10 mundial - Além de atletas da Bahia, o torneio que será realizado na Federação Mineira de Beach Tennis, na Rua João Almeida 160, no bairro Estoril, terá a presença de jogadores do Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Espírito Santo, totalizando 92 atletas, com quase 200 inscrições. Os mineiros vêm fortes em busca de manter a hegemonia. Dois deles correm atrás de vaga no top 10 de simples. João Pedro Souza é o 12º do ranking mundial e Luiz Basile ocupa o 15º lugar.

"Este é o mais importante torneio do ano. O circuito nacional 2018-2019 começou com o Pan-americano em Cabrália (BA), nas primeiras etapas perdi na semifinal e na decisão e agora engatei uma boa sequência de títulos e a ideia é, depois do BH Open e da etapa da Ilha Porchat (São Vicente, SP, em dezembro), terminar entre os 50 do mundo nas duplas e finalizar em simples entre os 5, 3 melhores do mundo", disse Basile que é também organizador da etapa. Ele vai jogar com Pedro Henrique Bragança e é o campeão da última etapa realizada em Montes Claros (MG). Bragança é outra revelação de Porto Seguro (BA), foi vice-campeão de simples, perdendo final para Giovanini e nas duplas no Pan de Cabrália e foi vice-campeão mundial juvenil em 2015 na Rússia, jogando ao lado de Antônio Tremura. "E um grande talento, acabou se machucando nos últimos anos, mas nesta temporada, no meio do ano, voltou com força total e está treinando duro desde o Pan. Estamos com boas expectativas."

"Fico feliz perto do top 10 mundial , um objetivo alcançado e cada vez mais estou treinando para melhorar o meu ranking tanto na dupla quanto na individual", apontou o jovem João Pedro Souza, de 18 anos. "Esta etapa do BH Open será muito importante para mim, para melhorar meu ranking”, disse João Pedro, que nas duplas no Profissional atua com Matheus Moreira, o Muca. Yan Brum, parceiro habitual de João Pedro, está machucado e teve que desistir do evento.

O torneio distribui R$ 10 mil aos profissionais e 220 pontos distribuídos para o ranking mundial da IFBT, decisivos para as últimas vagas do Rei e Rainha da Praia do Circuito Mineiro, com os oito melhores do ano em cada categoria.

Comentários