Cingapura (Cingapura) - Líderes do ranking mundial de duplas deste a última segunda-feira, as tchecas Barbora Krejcikova e Katerina Siniakova irão terminar a temporada na primeira posição. As jovens jogadoras de apenas 22 anos garantiram a permanência no topo com a chegada à decisão do WTA Finals, que acontece às 5h (de Brasília) deste domingo.
Em jogo com quatro tchecas em quadra, Krejcikova e Siniakova venceram suas experientes compatriotas de 32 anos Andrea Hlavackova e Barbora Strycova por 6/3 e 6/2. O resultado já faz com que as jovens tchecas garantam os 1.080 pontos necessários para não perderem a posição para as concorrentes. O título vale 1.500 pontos.
Eleitas como a melhor dupla da temporada, Krejcikova e Siniakova conquistaram dois títulos de Grand Slam em 2018, no saibro de Roland Garros e na grama de Wimbledon. A façanha não acontecia desde 2003, com a belga Kim Clijsters e a japonesa Ai Sugiyama. Também em Wimbledon, elas se tornaram a primeira parceria a ter títulos jogando juntas como juvenis e profissionais.
Para Krejcikova, a chegada à liderança é ainda mais especial porque. No início de sua trajetória no tênis, ela foi treinada por Jana Novotna, outra ex-número 1 de duplas, que faleceu no ano passado. Novotna liderou o ranking por 67 semanas a partir de agosto de 1990.
A outra semifinal foi uma reedição da final do US Open e marcou a revanche de Timea Babos e Kristina Mladenovic sobre a norte-americana Coco Vandeweghe e a australiana Ashleigh Barty. A húngara e a francesa venceram uma equilibrada partida por 6/7 (5-7), 6/3 e 10-8.
Babos e Mladenovic conquistaram dois títulos na temporada, o Australian Open e o Premier de Birmingham e chegaram a derrotar Krejcikova e Siniakova durante a campanha para a conquista do torneio britânico em quadras de grama. Aquele foi o único encontro entre as parcerias na atual temporada.