Paris (França) - A cada dia que passa as controversas mudanças no formato da Copa Davis e a sua reformulada competição que acontecerá em 2019 ganham novos capítulos. O mais recente é uma carta que, segundo o L'Equipe, foi enviada à ITF pelos principais jogadores da ATP, mostrando sua recusa em participar do evento.
De acordo com a publicação francesa, os "melhores jogadores do circuito" entregaram uma carta à ITF mostrando vontade em não jogar a Davis em 2019. Dos principais nomes, apenas Rafael Nadal se posicionou a favor dessa mudança, viu com bons olhos o novo formato e ficou feliz em saber que a final seria jogada em Madri pelos próximos dois anos.
Além de não terem gostado da forma como uma competição tão histórica como a Davis foi alterada, os tenistas contestaram a final do torneio acontecer nos últimos dias de novembro, quando a temporada terminou. Nomes como o do alemão Alexander Zverev e do suíço Roger Federer já se posicionaram sobre o assunto e não deverão dar as caras no ano que vem na Copa Davis.
Tentando apaziguar os ânimos, o jogador de futebol Gerard Piqué, um dos responsáveis por arquitetar as mudanças, junto com o presidente da ITF David Haggerty, esteve em Xangai há duas semanas para se reunir com o sérvio Novak Djokovic, presidente do conselho de jogadores, para discutir detalhes a respeito da posição de muitos atletas.