Notícias | Outros
Heide e Boscardin estreiam bem na Copa Guga
15/10/2018 às 23h49

Gustavo Heide, cabeça 2 dos 18 anos.

Foto: Hermes Bezerra/Divulgação

Florianópolis (SC) - A elite do tênis infantojuvenil nacional exibe o seu talento em Florianópolis. Até o próximo domingo, dia 21, o presente e o futuro do esporte ganham corpo com a disputa da chave principal da Copa Guga Kuerten. O campeonato, realizado nas quadras de saibro do Jurerê Sports Center (Jusc), no bairro de Jurerê Internacional, reúne atletas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, e integra a Semana Guga Kuerten 2018.

A segunda-feira de temperatura amena e clima agradável no norte da Ilha, marcou o começo das rodadas iniciais dos torneios dos 14, 16 e 18 anos. Tenistas de 12 países disputam título e pontos no ranking mundial ITF na categoria 18 anos. Em quadra, duelo internacional logo na abertura dos jogos. Segundo principal favorito dos 18 anos, o brasileiro Gustavo Heide passou com facilidade pelo chileno Francisco Faundez por 6/0 e 6/2. Em confronto nacional, quem também confirmou o favoritismo foi o cabeça-de-chave 10, Luiz Eduardo Santos, que derrotou Gabriel Daldegan Ferreira, por 7/5 e 6/1.

Ao final do dia, Pedro Boscardin, atleta do Time Guga e um dos principais favoritos da competição, derrotou com facilidade o compatriota Gustavo Gil, por 6/0 e 6/1. Número 191 do ranking mundial juvenil, Boscardin tem somente 15 anos, mas compete na categoria 18 anos. No ano passado, foi campeão nos 14 anos.

Entre os tenistas estrangeiros, vitória do norte-americano Dal Blanch e do argentino Manuel Mouilleron Salvo. Blanch, quinto favorito, passou pelo brasileiro Lucius Soller por duplo 6/1. Em partida definida nos detalhes, Salvo, cabeça 15, sofreu para superar o brasileiro Gustavo Datto Martins, por 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5).

No torneio feminino dos 18 anos, a boliviana Maria Olivia Castedo passou pela brasileira Camila Fonseca em dois sets, com parciais de 6/2 e 6/3. Na segunda rodada, Castedo tem pela frente a difícil missão de barrar a principal favorita do torneio, a finlandesa Alexandra Antilla, número 198 do ranking mundial juvenil. Em jogo bastante equilibrado entre brasileiras, Livia Cavalcanti bateu Luana Seyboth Wild, por 7/6 (7/2) e 6/2.

Na categoria 14 anos masculino, os atletas competem de olho na oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, na Inglaterra. O torneio acontece antes das decisões do ATP World Tour Finals. Entre os participantes dos 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham wild card (convite) para competir no Le Petit As, em Tarbes, na França, um dos principais torneios juvenis da Europa.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis