Notícias | Copa Davis
Querrey vira contra Cilic e força o quinto jogo
16/09/2018 às 09h49

Querrey salvou cinco set points durante o segundo set da partida

Foto: Divulgação

Zadar (Croácia) - A decisão do confronto entre Croácia e Estados Unidos por vaga na final da Copa Davis será no quinto jogo da série, disputada no saibro de Zadar. Depois de vencerem os dois primeiros jogos e perderem nas duplas, os croatas apostavam em Marin Cilic para definir a classificação neste domingo. O ídolo local, número 6 do mundo, começou bem, mas levou a virada do 61º colocado Sam Querrey por 6/7 (2-7), 7/6 (8-6), 6/3 e 6/4 em 3h11 de partida.

Com o resultado, o confronto fica empatado por 2 a 2. O quinto jogo da série terá dois nomes da nova geração do circuito, o croata de 21 anos e já número 18 do mundo Borna Coric e o norte-americano de 20 anos e 40º colocado Frances Tiafoe. Enquanto Coric já acumula oito vitórias e sete derrotas na Davis, Tiafoe fará apenas seu segundo jogo pela competição e busca a primeira vitória.

Quem vencer a série disputará a final contra a França, dez vezes campeã da Davis e vencedora da última edição. Os jogos acontecerão entre os dias 23 e 25 de novembro. Se a Croácia for finalista, os franceses jogarão em casa. Já em caso de vitória dos Estados Unidos na série, a final será realizada em solo americano.

Recordista de vitórias na Davis pela Croácia, com 27 no total, Cilic sofreu apenas sua 11ª derrota pela competição. O atleta de 29 anos havia vencido seus últimos cinco jogos pela competição e não perdia desde a partida contra Juan Martin del Potro pelas finais de 2016. Por sua vez, Querrey agora tem 10 vitórias e 9 derrotas da Davis.

Cilic largou com uma quebra logo de cara. O croata permitiu o empate ainda no quarto game, mas depois não teria mais o saque ameaçado durante o primeiro set e seguia pressionando o serviço do adversário, mas sem aproveitar suas chances. Durante o tiebreak, o anfitrião venceu dois pontos seguidos no saque do americano, abriu 5-0 e manteve a liderança.

Primeiro a quebrar também no segundo set, Cilic liderou a parcial por 4/2, mas acabou perdendo o saque no único break point que enfrentou em toda a parcial. O roteiro do tiebreak era parecido com o anterior, com o croata chegando a fazer 6-1. O que se viu na sequência foi uma incrível reação do norte-americano, que venceu seis pontos seguidos para empatar a partida.

Querrey foi superior no terceiro set. Com cinco aces e sem enfrentar break points, o norte-americano só perdeu dois pontos quando colocou o primeiro serviço em quadra. O visitante também pressionou o segundo saque do anfitrião para vencer dez pontos em 17 possíveis e conquistar duas quebras.

Os sacadores vinham confirmando seus serviços com tranquilidade durante o quarto set. Cilic só havia perdido um ponto em quatro games de serviço serviço, enquanto Querrey havia cedido quatro pontos no saque até liderar por 5/4. Com a obrigadção de confirmar o serviço para não perder o jogo, Cilic acabou sofrendo a quinta quebra de saque e perdeu o jogo.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series