Notícias | Copa Davis
Dupla americana vence no 5º set e evita eliminação
15/09/2018 às 14h25

Mike Bryan e Ryan Harrison venceram duelo de 4h43 no saibro croata

Foto: Divulgação

Zadar (Croácia) - Um duelo de 4h43 terminou com a primeira vitória dos Estados Unidos na série semifinal da Copa Davis contra a Croácia, no saibro de Zadar. Depois de duas derrotas para os anfitriões na última sexta-feira, a equipe norte-americana venceu o jogo de duplas com Mike Bryan e Ryan Harrison contra Ivan Dodig e Mate Pavic por 7/5, 7/6 (8-6), 1/6, 6/7 (5-7) e 7/6 (7-5).

Com o resultado, a Croácia agora lidera o confronto por 2 a 1. Quem pode definir a série é o número 6 do mundo Marin Cilic, que entra em quadra às 11h (de Brasília) deste domingo para enfrentar o 30º colocado Steve Johnson. Caso o ídolo local confirme o favoritismo, a equipe croata voltará à final da competição.

Campeã da Davis em 2005, a Croácia disputa a competição como nação independente desde 1993. Os croatas estiveram recentemente na final de 2016, quando perderam em casa para a Argentina na decisão. Já os Estados Unidos são os maiores campeões da Davis com 32 conquistas, mas não chegam a uma final desde o último título em 2007.

Quem vencer o confronto enfrentará a França, que já definiu a semifinal contra a Espanha com três vitórias na sexta-feira e no sábado. Vencedores de dez edições da Davis e atuais detentores do título, os franceses seriam anfitriões contra os croatas e visitantes diante dos norte-americanos. As finais da Copa Davis acontecem entre os dias 23 e 25 de novembro.

Primeiros a quebrar na partida, os croatas chegaram a liderar o set inicial por 5/3, mas perderam o set point e a chance de sacar para fechar e permitiram a reação dos norte-americanos, que venceram quatro games seguidos. No segundo set, a dupla da casa também esteve a um ponto de fechar, quando liderou o tiebreak por 6-5, mas novamente deixou a oportunidade escapar.

Depois de salvar um break point no game de abertura do terceiro set, a Croácia dominou a parcial. Com duas quebras consecutivas, os anfitriões abriram 5/0 e administraram a vantagem. O quarto set seguiu inteiramente sem quebras, embora os norte-americanos tenham revertido um 15-40 quando o placar estava empatado por 5/5. Desta vez, a parceria da casa não desperdiçou o set point que teve.

Bryan e Harrison foram os primeiros a quebrar no set decisivo, mas os croatas reagiram e venceram três games seguidos. Depois disso, o jogo não teve mais quebras. O tiebreak começou a favor dos norte-americanos, com 2-0, mas Harrison fez uma dupla falta. Com boa presença de Mike Bryan no saque e na rede, a dupla dos Estados Unidos abriu 5/2. Harrison errou um forehand no primeiro match point de sua parceria, mas se redimiu logo no ponto seguinte, com um winner de devolução.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series