Notícias | Outros
Bahia Juniors Cup e Bahia Pro Cup em Salvador
07/09/2018 às 14h22

João Lucas Reis, campeão de 2017.

Foto: Juarez Mathias

Salvador (Bahia) - O Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), receberá dois importantes eventos do calendário nacional e mundial do tênis. Entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro será disputada a 34ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio com pontos para o ranking mundial juvenil e segue como maior torneio do Brasil no segundo semestre entre os juvenis e o maior do Nordeste na temporada. A novidade no calendário é o Bahia Pro Cup, evento profissional com premiação de R$ 10 mil e pontos para o ranking da Confederação Brasileira.

A fase qualificatória do Bahia Juniors Cup será nos dias 29 e 30 de setembro e a chave principal, de 1º a 6 de outubro. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten (campeão nos 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordilho), Fernando Meligeni, Teliana Pereira, Marcelo Melo (campeão de duplas de Wimbledon e até pouco tempo número 1 do mundo na modalidade), Jaime Oncins, Flávio Saretta, André Sá, entre outros.

Além deles, alguns jovens talentos recentes que passaram pelo torneio baiano brilharam mundo afora. Campeão em 2016, Thiago Wild foi semifinalista em Roland Garros este ano na chave júnior, perdendo do argentino Sebastian Baez, vice-campeão em Salvador contra Wild naquela final. Atual campeão, o pernambucano João Lucas Reis disputou todos os Grand Slams este ano e alcançou as oitavas de final no Aberto da França. Tanto Wild como Reis despontam no profissional. Tricampeã do torneio baiano em 2013, 2015 e 2016, Thaísa Pedretti, de 19 anos, é a quarta melhor do Brasil no profissional.

"Joguei quatro vezes o Bahia Juniors Cup, fiz duas semis e ano passado fui campeão, fiquei bem feliz, é um torneio muito importante para mim, sempre gostei de jogar, ficava fácil para meus pais assistirem pois somos de Pernambuco , atmosfera muito boa, sempre gostei da organização do torneio, sempre foi um dos meus preferidos do Brasil e com o título do ano passado me ajudou bastante no ranking para poder disputar os grandes eventos desse ano e o resto da temporada", disse João Lucas Reis.

A competição já encerrou inscrições na categoria principal, mas seguem para as categorias 16 e 14 anos, que pontuam para o ranking Cosat. Elas podem ser feitas através do site da Cosat (http://cosat.tournamentsoftware.com/sport/tournament.aspx?id=326A303F-BFC9-4BCF-8FE9-0A4C3873E094 ) até o dia 10 de setembro. Nos 12 anos e o Tennis Kids as inscrições podem ser feitas pelo site da CBT (http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/10671) também até o próximo dia 10.

O Bahia Pro Cup é a novidade no calendário e dá oportunidade não só aos jovens que disputarão a categoria principal do Bahia Juniors Cup, mas também aos profissionais do Brasil e do Nordeste lutarem pela premiação total de R$ 10 mil e também por pontos no ranking nacional. O Bahia Pro Cup terá o qualifying nos dias 25 e 26 de setembro e a chave principal entre os dias 27 e 30. As inscrições terminam no dia 10 e podem ser feitas pelo site - http://www.tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/10549

"O Bahia Pro Cup é uma grande oportunidade tanto para nossos jovens talentos que tradicionalmente vêm disputar o Bahia Junios Cup. Teremos 12 dias da festa no Bahiano de Tênis", apontou Duda Catharino Gordilho, diretor das duas competições.

Últimos campeões na categoria mundial do Bahia Juniors Cup:

2017 - João Lucas Reis (BRA) / Nathália Gasparin (BRA)

2016 - Thiago Wild (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2015 - Gabriel Decamps (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2014 - Igor Marcondes (BRA) / Maria Silva (BRA)

2013 - Silas Cerqueira (BRA) (último baiano campeão) / Thaísa Pedretti (BRA)

2012 - Marcelo Tebet (BRA) / Ivone Alvaro (POR)

2011 - Victor Gonzaga (BRA) / Giovanna Baccarini (BRA)

2010 - Vicente Bronstein (CHI) / Carla Forte (BRA)

Comentários
Loja - camisetas
Suzana Silva