Nova York (EUA) - A participação brasileira no qualificatório para o torneio juvenil do US Open começou nesta sexta-feira com as vitórias dos paulistas Mateus Alves e Igor Gimenez. Os dois precisam avançar mais uma rodada para garantir vaga na chave principal, que começa a ser disputada no domingo.
Gimenez foi o primeiro a entrar em quadra e derrotou o cabeça 6 sérvio Admir Kalender por 7/6 (7-5) e 7/5. O paulista de 18 anos e 91º do ranking mundial juvenil enfrenta na rodada final do quali o vencedor da partida entre o japonês Hikaru Shiraishi e o norte-americano Eliot Spizzirri.
Já Mateus Alves é o cabeça 2 do quali. O paulista de 17 anos e 54º colocado no ranking juvenil da ITF e derrotou o italiano Filippo Moroni por 3/6, 7/6 (7-3) e 6/4. Seu próximo adversário será o alemão Henri Squire.
Três brasileiros, todos já com 18 anos e na última temporada do juvenil, entram diretamente na chave. Embalado depois de conquistar um título em College Park na semana passada, o brasiliense Gilbert Klier Júnior chega a Nova York como 10º colocado no ranking mundial. Também estão na disputa o paranaense Thiago Wild, ex-número 8 e atual 52º colocado, e o pernambucano João Lucas Reis, ex-top 30 e agora número 45 do mundo.